Cidade

Aulão de boxe na Fonte Nova ajuda no combate ao câncer de mama

O encontro terá participação de estudantes de escolas públicas estaduais

Foto: Divulgação
Adriana
Adriana "Pitbull"

Uma em cada oito mulheres desenvolverá Câncer de mama. Para lutar contra a desinformação e pelo diagnóstico precoce, acontece neste sábado, dia 23, a partir das 8 horas, na Arena Fonte Nova, o Guarda Alta contra o Câncer de Mama.

O evento reúne aulão de boxe, palestra, tour pela arena e passeio no Salvador Bus. As aulas serão ministradas pelo ex-pugilista Jailson Santos e contará com a presença de Adriana “PitBull” Araújo (primeira atleta do Brasil a obter medalha olímpica no boxe feminino), além do DJ Mauro Telefunksoul.

Até às 12 horas, três turmas de boxe, com 200 alunos cada, aprenderão os passos básicos do boxe. O evento aproveita a fama que o esporte ganha a cada dia para dar visibilidade à luta contra a doença. Com público formado por alunos das escolas públicas estaduais, professores, educadores e amantes do esporte, as aulas são gratuitas, mas com vagas limitadas.

Antes, uma palestra com especialista apresentará os cuidados e a atenção contra o câncer de mama. O evento terá transmissão on-line pelo canal https://www.youtube.com/user/governodabahia e contará também com tour guiado nas dependências do estádio e uma volta pelo centro histórico pelo Salvador Bus.

Revelado em 1999, o ex-pugilista Jailson Santos nocauteou o paulista Adriano dos Santos, ficando com o cinturão na categoria “leve". Jailson treinou grandes ícones do MMA, a exemplo de Vitor Belfort, Minotauro e Minotouro. Com a experiência de já ministrar classes para vários alunos, o professor foi bicampeão baiano, brasileiro e do Norte-Nordeste de Boxe e antigo sparring (oponente nos treinos) de grandes estrelas do MMA.

Também convidada do evento, Adriana “PitBull” Araújo foi 12 vezes campeã Brasileira de Boxe, 8 vezes Campeã Continental e também Campeã Sul-americana, com participação nos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara. Foi a primeira atleta do Brasil a obter medalha olímpica no boxe feminino, com um bronze nos Jogos Olímpicos de Londres - 2012.

Para animar, entre uma turma e outra, o DJ Mauro Telefunksoul estará no local. DJ e produtor musical há quase trinta anos, ele é apaixonado pela bass music, com vasto conhecimento em música eletrônica e ritmos baianos. Passou por projetos como a Sambatrônica e Negra Cor, Zambotronic e Tritor, tendo tocado com nomes como Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Emanuelle Araújo. No “Guarda alta contra o câncer”, promete uma trilha 100% feminina, fazendo uma homenagem às mulheres na luta contra o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres no mundo todo. No Brasil, para o ano de 2021, são estimados 66.280 casos novos. Isso equivale a uma incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A doença também é a maior causa de mortalidade entre as mulheres, com 18.295 óbitos, em 2019.