Livros / Música / Palco

Prorrogadas inscrições para projeto Nossa Arte

Com vagas para 10 oficinas presenciais de expressões artísticas

Foto: Divulgação / acervo
Oficina de Dança

Estão sendo oferecidas vagas para 10 oficinas presenciais de expressões artísticas, como: música,  artes cênicas, artes visuais e capoeira em bairros do Subúrbio Ferroviário. As aulas acontecerão de outubro a janeiro. 

As inscrições para a participação das oficinas do projeto “Nossa Arte ” estão prorrogadas até o dia 20 de outubro. As oficinas gratuitas e presenciais, têm o objetivo de fomentar a arte e a cultura em suas múltiplas manifestações e colaborar na expressão artística de jovens e adultos em Salvador.

No total, são 10 oficinas de diversas linguagens artísticas que serão realizadas em bairros do Subúrbio Ferroviário, nas localidades de Praia de Tubarão, Alto do Tororó e São Tomé de Paripe.

Serão ofertadas 160 vagas gratuitas para uma formação de 4 meses nas áreas de música, artes cênicas (teatro e dança), audiovisual (foto e vídeo), artes visuais, artesanato, capoeira, produção literária e folclore (Bumba Meu Boi).

Os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de outubro, através do link: https://bit.ly/inscricoesnossaarte. As aulas começam a partir do dia 25 de outubro e seguem até janeiro de 2022.

O projeto “Nossa Arte”, uma iniciativa da Enter Projetos Socioculturais e Esportivos e a Propono Consultoria Cultural, propõe um percurso formativo na área cultural composto por duas etapas.

As oficinas artísticas serão realizadas entre outubro de 2021 e janeiro de 2022.

A segunda etapa consiste em uma Mostra de Encerramento em que os alunos vão apresentar os trabalhos produzidos durante as oficinas, com apresentações de dança, música, teatro e mostra de vídeo, fotografia, artesanato e artes visuais, recebendo certificados de participação e troféus aos alunos de destaque em cada linguagem.

Para Paulo Bernardo Benevides, um dos idealizadores do projeto, as oficinas são chamadas de percurso formativo pois integram uma jornada, um caminho a ser percorrido, com ponto de partida – o início das aulas, e lugar de chegada – encerrando com a Mostra que vai reunir todos os trabalhos de resultado de cada uma delas. “A partir dessas apresentações, o público vai conhecer o despertar artístico, o aprendizado e o talento de crianças, jovens e adultos das comunidades que participarem das formações”, completa Paulo.

Todo o projeto acontece e é destinado à região mais distante do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que é São Tomé de Paripe, Praia de Tubarão e Alto do Tororó.

Todas as oficinas terão aulas práticas voltadas ao desenvolvimento de produtos artísticos, valorizando a cultura do território em que estas pessoas estão inseridas, já que as inscrições vão priorizar moradores dessas localidades. “O projeto é uma espécie  de espelho que faz com que a comunidade olhe para si, permitindo que este grupo protagonize a experiência porque serão representadas narrativas artísticas criadas por pessoas  da região, sobre seus repertórios de experiências vivenciadas lá”, sintetiza Amauri Morais, também coordenador do projeto.

As 10 oficinas oferecidas (artesanato, pintura, folclore, música, teatro, capoeira, dança, audiovisual, fotografia e literatura) serão ministradas, inclusive, por professores que moram e/ou cresceram no subúrbio ferroviário, assim como a maior parte da equipe de produção do projeto é contratada entre os moradores destas regiões, com o objetivo de também deixar um legado de profissionalização na região.