Saúde

Outubro Rosa: serviços gratuitos no Instituto Patrícia Lordêlo

Atendimentos, consultas e exames estarão disponíveis no dia 25 de outubro

Foto: Marijana / Pixabay
Atendimento Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha que visa alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outras doenças, o Instituto Patrícia Lordêlo (IPL) – núcleo de práticas da UNIFACS - vai realizar, no dia 25 de outubro, o “1º Mulher em Foco”.

A ação ocorre em parceria com as Secretarias Municipais de Políticas Públicas para a Mulher, Infância e Juventude (SPMJ) e de Saúde de Salvador (SMS). A SPMJ será a responsável por selecionar cerca de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade a serem atendidas nos turnos da manhã e da tarde.  

No evento, serão oferecidos serviços de coleta de citopatológico uterino (Papanicolau); exames laboratoriais; ultrassonografia mamária, transvaginal, pélvica e obstétrica; consultas ginecológicas; consultas dermatológicas; atendimento psicológico; atendimento nutricional; pré-atendimento e encaminhamento para tratamento de varizes; acupuntura; farmácias de manipulação para atendimento de medicina integrativa; atividades em grupo psicoeducativas. 

Além de ser um espaço importante para atendimento à comunidade, de acordo com a fisioterapeuta, diretora acadêmica do IPL, pesquisadora do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) e docente na UNIFACS, professora Tâmara Gomes, no Instituto, “os estudantes têm acesso ao primeiro campo de estágio em disfunções pélvicas multiprofissional e com a visão interdisciplinar, um diferencial na formação”. 

Esta é a primeira vez que esta ação é realizada, envolvendo estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina da UNIFACS. A ideia é que ela passe a fazer parte do calendário anual do IPL. 

Instituto Patrícia Lordêlo 

Com uma equipe formada por fisioterapeutas, médicos, psicólogos e enfermeiros, pesquisadores com especialização na área de disfunções uroginecológicas e coloproctológicas, a clínica-escola oferece serviços de saúde da mulher, do homem e da criança.

É possível realizar consultas, exames e os tratamentos indicados pelos profissionais pelo SUS. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato através do telefone (71) 3213-1351 ou pelo WhatsApp (71) 99906-2400.

Na unidade, que funciona no Edf. Max Center, na Av. ACM, 1034, no bairro do Itaigara, em Salvador, os pacientes têm acesso à tecnologia de ponta.