Palco

Interativo e online: O Ensaio Invisível volta a cartaz

Do Off Off Broadway Coletivo de Teatro

Foto: Bianca Fina
O Ensaio Invisível

O público é convidado para participar da peça O Ensaio Invisível, do Off Off Broadway Coletivo de Teatro, que retoma para uma curta temporada online de 22 a 31 de outubro, com sessões de sexta a domingo, às 20h.

Com texto e direção de Samanta Precioso e direção musical de Gustavo Sarzi, o experimento cênico permite ao espectador participar e interferir nos rumos da trama.

O elenco é formado por Morgana Sales, Fábio Teixeira, Carla Zanini, Fábia Mirassos, Josias Fabian e Guigo Ribeiro. A temporada tem apoio do edital Aldir Blanc - Maria Alice Vergueiro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

O espectador pode assistir a experiência de duas maneiras: a transmissão pelo YouTube ou como espectador participativo, interagindo com a história.

Nesta opção, deve acessar a plataforma Zoom através de um link que irá receber no dia da apresentação e será guiado pelos atores e poderá ser chamado a dividir experiências que já viveu, responder perguntas e contribuir com a história. Os ingressos são gratuitos, mas é necessário fazer reserva através do link.

Num futuro distópico marcado por um acidente que desencadeou um processo de caos, colapsos e rupturas, um grupo de pessoas conversa clandestinamente. Os integrantes propõem-se a correr este risco em nome do que sentem e do significado que estes encontros passam a ter em suas vidas.  

O Off Off Broadway Coletivo de Teatro iniciou o processo de criação do espetáculo há 2 anos para falar sobre as condições invisíveis das pessoas em situação de rua, tentando entender as narrativas de invisibilização e marginalização de alguns corpos. “Quando iniciamos o projeto estávamos levantando um espetáculo itinerante para entrar em cartaz no prédio histórico do casarão da Vila Guilherme, nossa residência artística.

Com a pandemia e a instituição dos protocolos de segurança sanitária, tivemos que adaptar o projeto e a dramaturgia que estávamos levantando”, explica a diretora Samanta Precioso.

Durante os ensaios, que aconteceram de forma online, a ideia original foi dando espaço para o desejo do grupo, atravessado pelo momento histórico, de falar de suas necessidades pessoais.

Falar como uma fuga da loucura, para escapar juntos da possibilidade eminente de caos num híbrido entre a ficção e uma camada de pessoalidade de cada ator. “Desejamos dialogar com o momento político que vivemos abrindo um espaço de imaginação coletiva de futuros possíveis. Nos debruçamos no processo a entender a conjuntura atual a fim de conseguirmos saltar para a ficção, porque acreditamos, no fim, ser essa a função do artista”, ressalta a diretora.

Samanta Precioso descartou as cenas já ensaiadas e investiu nas possibilidades de jogo que só poderiam acontecer no formato digital. “Cortei cenas já levantadas e focamos nesta situação específica do distanciamento social. Passamos a entender as técnicas de luz, atuação, a criação do figurino e cenário que são muito mais do mundo do audiovisual do que do próprio teatro. O Zoom tem possibilidades sonoras limitadas, então tivemos que adaptar e jogar com o foco de texto e música, ora ao vivo, ora gravada. A equipe inteira teve que se reinventar e redescobrir a maneira como trabalhava. Acredito que o resultado é a gente, tudo junto, se reinventado como gente.”

Essa é a quarta direção de Samanta junto ao coletivo. A parceria começou em Liberdade, Justiça e Conveniências (2003), em seguida O Golpe Que Não Cabe no Baú (2005) e A Caminho de Avignon (2018). A temporada tem apoio do edital Aldir Blanc pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Sinopse - Num futuro distópico, um grupo de pessoas se encontra clandestinamente para reuniões secretas. Após um acidente, as cidades colapsaram, houve doença e caos, um grupo ideológico foi vencedor, o contato físico foi banido e o teatro foi esquecido. Sem saber exatamente o que fazem ali, ensaiam uma maneira do teatro continuar existindo enquanto existir a própria condição humana.

O Grupo

Com 19 anos de trajetória, o Off Off Broadway Coletivo de Teatro é oriundo da fundação do Programa Teatro Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e carrega, em sua identidade, a estética da vocação e do território periférico da zona norte da cidade, onde atua e resiste desde então.

Em sua pesquisa atual, depois de aventurar-se pela linguagem do palhaço e da rua, o grupo debruça-se sobre a escuta e atuação junto aos moradores em situação de rua tentando entender as narrativas de invisibilização e marginalização de alguns corpos.

Em meio à pandemia do Coronavírus, o Ensaio Invisível é esta etapa do processo aberta ao público, resultado da fricção desta pesquisa com a linguagem e potencialidades descobertas dentro do ambiente virtual.

Em 2005, após seminários e debates sobre a Ditadura Militar, o grupo apresentou uma temporada de O Golpe Que Não Cabe No Baú. Em 2011, uma montagem de Beijo No Asfalto e, em 2012, desconstruíram Boca de Ouro, além desenvolver o projeto O Teatro Quase das Maravilhas. Foram contemplados no primeiro ano do edital Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) em 2014, outra vez em 2016 e novamente em 2018, com o espetáculo A Caminho de Avignon.