Artes Visuais

MAB: exposição mostra 70 pinturas de Alberto Valença

A inauguração será dia 21 de outubro, a partir das 13h

Santo Antonio da Barra

Alberto Valença pintava o que via, ao ar livre, com a preocupação de representar o efeito da luz naquele instante sobre as paisagens, as figuras humanas, os interiores místicos de conventos e mosteiros. Pintou a Bahia do seu tempo, o Rio de Janeiro, a Bretanha, mundo afora, além de personalidades dessa época. 

Esse artista será tema da exposição "Conversando com a Pintura de Alberto Valença", com inauguração no dia 21 de outubro, a partir das 13h, no Salão Principal do Museu de Arte da Bahia.

Às 19h acontecerá, também, o lançamento do livro que motivou a exposição retrospectiva no MAB: "Conversando com a Pintura de Alberto Valença: um romance biográfico" e conversa com a pesquisadora e autora do livro, Vera Spínola, nora do artista, doutora em Administração, mestre em Economia, e bacharel em Letras pela UFBA.

No mesmo dia, haverá um concerto lírico no auditório do museu, às 19h, com acesso restrito a 50 pessoas. A mostra permanece em cartaz até 30 de janeiro de 2022.

A exposição tem os textos assinados por Luiz Freire e mostrará 70 obras de Alberto Valença, algumas do acervo do Museu e outras inéditas de colecionadores particulares.

Juntamente com a exposição será inaugurada de forma virtual a mostra "A pintura de Alberto Valença no Museu de Arte da Bahia", dentro da plataforma Google Arts & Culture, parceiro do MAB, na qual divulga os mais importantes museus e manifestações culturais no mundo, sendo o MAB o primeiro Museu do Estado contemplado pela plataforma.

Paralela à mostra do Museu de Arte da Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto abrirá no dia 21 de outubro, às 14h30, uma exposição que homenageia Alberto Valença com 26 obras do artista, pertencentes ao acervo do MCCP.  

Anote

Exposição "Conversando com a Pintura de Alberto Valença" 
Dia e horário:
21, às 13h

Lançamento do livro "Conversando com a Pintura de Alberto Valença: um romance biográfico" de Vera Spínola 
Dia e horário: 21, às 19h

Local: Museu de Arte da Bahia (MAB), Corredor da Vitória, 2340