Cinema

Filme com realidade virtual conta história sobre o Círio de Nazaré

Cineastas paraenses levam maior procissão da América Latina à casa das pessoas

Pelo segundo ano consecutivo, a festa do Círio de Nazaré não poderá ocorrer nas ruas de Belém, já que os cuidados e medidas sanitárias de prevenção ao Covid-19 seguem ativas.

E com o propósito de levar a emoção da maior manifestação cultural da fé paraense para perto dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, será distribuído em uma ação inédita, 'A Promessa de Iracema', filme em realidade virtual sobre a maior procissão religiosa da América Latina.

Serão distribuídos e comercializados 2.500 mil cardboards, óculos específicos para que o espectador possa ter uma experiência imersiva, que serão disponibilizados em encartes do jornal O Liberal e pontos estratégicos de Belém (PA) capital paraense durante o final de semana do evento.

A obra documental foi concebida e desenvolvida pela CasaBarco Filmes, juntamente com a Leão do Norte Produções, sob direção de Larissa Ribeiro e produção de Rodrigo Antonio.

A realização da ação de distribuição é também uma parceria com a Pina Filmes. O Círio de Nazaré é um momento especial para todos paraenses", diz Larissa Ribeiro. A nossa intenção é levar um pouco deste evento às pessoas que têm relação afetiva com a festa, ou ainda para quem nunca participou e tem interesse em conhecê-la. É um pulsar de sensações que o filme é capaz de trazer", completa a diretora.

De acordo com os organizadores, a obra foi rodada por meio da tecnologia de realidade virtual, na qual imagem e som são captados em 360º, de modo que o espectador se sente dentro da história.

Neste formato, o som é desenhado para que o espectador, quando coloca um fone de ouvido, sinta o movimento dos espaços e, por meio do cardboard, tenha a sensação de estar dentro do filme. "Acreditamos que essa ação não é apenas inédita, como também inovadora, quando falamos em distribuição de cinema de realidade virtual no Brasil", salienta Rodrigo Antonio.

O filme já foi exibido em festivais de cinema e realidade virtual do mundo todo, como Buenos Aires International Film Festival, Festival Internacional de narrativas de não-ficção, foi eleito "Best First time VR", no The Fine Arts Film Festival, na Califórnia, e também recebeu menção honrosa dos jurados no Festival de Mídias Imersivas da Patagônia, além de ser exibido no 4º Ecrã Festival de Experimentações Audiovisuais, no Rio de Janeiro.

As cenas gravadas em 2018 contam uma história que se passa na comunidade de Piriquitaquara, na ilha do Combu, onde Iracema, uma jovem mãe, ao ver a filha entre a vida e a morte após ser picada por um escorpião, clama pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, e no domingo do Círio, vai em peregrinação para cumprir sua promessa.

A ação contou com a parceria do jornal O Liberal, que ficou responsável por distribuir o filme e cardboards em encartes do periódico. Além disso, os kits estarão em pontos estratégicos da capital paraense durante o final de semana do Círio, em stands preparados e personalizados para a ação.

Sinopse

O filme conta a história de Iracema, uma jovem mãe da comunidade de Piriquitaquara, na ilha do Combu, que ao ver a filha entre a vida e a morte, por conta da picada de um escorpião, pede a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, e no domingo do Círio embarca em uma jornada para cumprir sua promessa.

O Círio Interativo|A Promessa de Iracema

Filme: https://youtu.be/L-HyljsKPQE