Moda

Brazil Immersive Fashion Week lança chamada para SP-Arte

Artistas digitais podem ganhar dinheiro, cryptomoeda e NFT

Foto: Divulgação
Os trabalhos são realizados em uma maratona de 6 dias

A Brazil Immersive Fashion Week, a primeira semana de moda imersiva da América Latina, convida artistas digitais e code designers para apresentar seus trabalhos no centro de inovação e economia criativa STATE na Vila Leopoldina, zona oeste paulistana, como parte da agenda paralela da SP-Arte.

Em parceria com o Hic Et Nunc, State Innovation Center, Centro-br e 8thWall, a BRIFW lança uma JAM de realidade aumentada (AR) com o objetivo de reunir desenvolvedores, artistas e designers para defender um futuro mais inclusivo e diverso a partir de práticas sustentáveis entre moda, arte e tecnologia.

A AR Jam é uma espécie de hackathon onde artistas 3D e code designers são convidados a ocupar os 10.000m2 do STATE com esculturas em realidade aumentada.

Os trabalhos são realizados em uma maratona de 6 dias, de maneira remota e contam com a mentoria de importantes talentos da arte digital brasileira: Érica Storer, Gabriel Massan e Yná Kabe Rodríguez. O resultado da JAM poderá ser visitado de 20 a 30 de outubro através de QR codes espalhados pelo espaço físico do STATE.

Para Yná Kabe, jurada da AR JAM: "São eventos como a BRIFW que abrem espaço para irmos caminhando e construindo juntos com as novas linguagens, maneiras de se perceber e criar novas poéticas".

O desafio consiste em criar uma galeria virtual imersiva em AR (realidade aumentada) para ocupar o centro de inovação STATE, como parte da programação paralela da SP-Arte.

O 8th Wall, principal host de experiências imersivas do mundo, irá hospedar os filtros de realidade aumentada para os participantes, que têm a chance de apresentar seu trabalho e ainda concorrer aos prêmios em dinheiro, Tezos e troféus NFTs do 1º ao 3º lugar.

"A importância desse projeto vai além da AR JAM, é sobre criar oportunidades para as pessoas interagirem com outras realidades e começarem a ter experiências que falam sobre um novo lugar da arte, que é feita remotamente e inserida de maneira virtual nos espaços. As obras são virtuais, mas o impacto dos trabalhos é real", conta Olívia Merquior, idealizadora da BRIFW.

A banca de jurados é composta pelos artistas:

• Érica Storer: Formada em Artes Visuais pela UFPR, seu interesse caminha entre as relações do corpo, desempenho, trabalho e performance. Érica já participou de diversos festivais como a Venice International Performance Art Week, o Festival de Performance Free FEM Radical, a SP-Arte e também foi uma das premiadas no 7º Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake. Em 2021 ela iniciou uma nova fase em sua carreira, adentrando nos formatos de NFT pelo Hic Et Nunc.

• Gabriel Massan: Natural de Nilópolis e baseado em Berlim, Gabriel Massan é videoartista, escultor e artista 3D, desenvolve imagens e instalações manipulando objetos tridimensionais animados, esculpe avatares e cenários que subvertem relações de hegemonia em realidade aumentada e/ou virtual. Recentemente foi reconhecido pelo concurso Dazed30 da revista britânica Dazed.

• Yná Kabe: Do Distrito Federal, Yná e bacharel em Artes Visuais pelo Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e Mestra em Arte Contemporânea pelo PPGAV na área de Metódos e Processos em Arte Contemporânea. Ela trabalha como artista, curadora e pesquisadora na SEC-EIB (Secretaria para o Desenvolvimento da Primeira Escola de Indisciplina do Brasil).

Inscrições 

A chamada já está aberta desde o dia 15 de setembro. Para participar, os artistas devem formar equipes e realizar as inscrições gratuitamente pelo site https://www.centro-br.org/ar-jam-brifw até o dia 10 de outubro. As obras criadas ficarão expostas do dia 20 a 24 de outubro, no STATE, como parte da programação paralela do SP-Arte e a premiação final acontece dia 30 de outubro, durante a transmissão dos desfiles da BRIFW.

1º LUGAR: R$7000, 30 xtz (valor de câmbio equivalente a 1079,70) e Troféu NFT.

2º LUGAR: R$2000, 10 xtz (valor de câmbio equivalente a 359,90) e Troféu NFT.

3º LUGAR: 10 xtz (valor de câmbio equivalente a 359,90) e Troféu NFT.

*Os valores dos Tezos (xtz) variam de acordo com a cotação diária