Livros

Roda de Leitura analisa conto de Carol Rodrigues

Vencedora do prêmio Jabuti

Foto: Eli Digital Creative por Pixabay
Roda de Leitura

O conto Sem vista para o mar, que dá nome ao primeiro livro deste gênero da escritora carioca, radicada em São Paulo, Carol Rodrigues, é o texto trabalhado no Roda de Leitura do dia 13 de outubro, às 17h.

Com ele, a autora conquistou os prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional na categoria Contos, em 2015.

No encontro virtual realizado pelo Itaú Cultural, a obra é comentada e mediada pela poeta Ana Estaregui e pela professora Renata Pimentel, consultoras da programação.

A participação acontece via Zoom, bastando apenas fazer a inscrição no link https://www.sympla.com.br/roda-de-leitura---um-dedo-de-prosa-carol-rodrigues__1351328.

A história narra cenas do cotidiano de um menino pequeno que, oriundo de uma família de poucos recursos, desempenha tarefas domésticas autonomamente.

O conto descreve uma saída do pequeno para assistir ao pôr do sol e que, ao voltar para casa, tem a certeza de que ficou cego por ter olhado diretamente para a luz. Assim, tenta prosseguir com suas atividades disfarçando o fato de não estar mais enxergando.

Segundo as consultoras, Carol constrói histórias cativantes a partir de um trabalho minucioso com a linguagem e uma concisão que concentra múltiplas ações e falas de diferentes personagens em uma única linha.

Elas podem ser lidas em diversas camadas de ritmo, som, na inteligência da criação de personagens, na construção de cena, entre tantos aspectos que saltam aos olhos a cada nova leitura.

A escritora é formada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em Estudos de Performance na Universidade de Amsterdam, também realiza oficinas, curadorias literárias e roteiros audiovisuais.

É, ainda, autora de ilhós (2017, e-galáxia) e O Melindre nos Dentes da Besta (2019, 7Letras), este finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti.

A Roda de Leitura acontece quinzenalmente, com a proposta de fruição e troca entre participantes de todo o país interessados por literatura e com diferentes experiências com o ato de ler. 

O ponto de partida é o acervo da Biblioteca Itaú Cultural, de onde são escolhidos textos curtos para serem trabalhados, alternando sempre os gêneros entre prosa e poesia. 

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br 

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural