Cinema

Novo filme de Karim Aïnouz é escolhido para encerrar o 31º Cine Ceará

Longa que estreou em Cannes será exibido dia 3 de dezembro em Fortaleza

Foto: Divulgação
O longa é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia

‘O Marinheiro das Montanhas’, de Karim Aïnouz, será o filme de encerramento do 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, com exibição hors concours, em Fortaleza, cidade natal do diretor.

O evento acontece de 27 de novembro a 3 de dezembro.

O longa é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argelia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema.

Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia. 

O longa, que estreou no Festival de Cannes, é todo narrado por Karim, que lê uma carta para a sua mãe, já falecida, transformada em uma companheira imaginária de viagem.

Enquanto relata e comenta episódios da jornada, ele reativa memórias familiares e revela os muitos sentimentos contraditórios que marcam o seu percurso.

O processo de criação se deu durante a pandemia, quando se debruçou sobre o material filmado em janeiro de 2019, época em que realizou pela primeira vez a travessia de barco pelo Mar Mediterrâneo para a Argélia e seguiu até as Montanhas Altas no norte do país.  

No 31º Cine Ceará, o filme poderá ser assistido no dia 3 de dezembro no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

No São Luiz também serão exibidos os seis filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, as 12 produções da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e os três longas da Mostra Olhar do Ceará.

A Competitiva Ibero-americana também estará no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, e os 17 curtas da Mostra Olhar do Ceará serão exibidos no Cinema do Dragão e no canal do Cine Ceará no YouTube. 

Para a programação presencial o festival seguirá os protocolos sanitários vigentes do setor de audiovisual/cinema, estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de decreto.

Margarita Hernandez é a diretora de programação do evento e o cineasta Wolney Oliveira é o diretor executivo festival desde 1993.