Mundo

Bomba explode na entrada de mesquita em Cabul (Afeganistão)

A bomba teve como alvo a extensa mesquita Eidgah em Cabul

Uma bomba explodiu na entrada de uma mesquita na capital afegã neste domingo (3 de outubro), deixando “vários civis mortos”, disse um porta-voz do Taleban.

A bomba teve como alvo a extensa mesquita Eidgah em Cabul, onde um serviço memorial estava sendo realizado para a mãe do porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, que mais tarde tweetou que o ataque havia custado a vida de civis.

Foi o primeiro ataque desse tipo na capital desde o final de Agosto, quando um homem-bomba suicida do Estado Islâmico-Província de Khorasan matou cerca de 200 pessoas, incluindo 13 soldados americanos, perto do aeroporto de Cabul.

Os combatentes do Taleban não foram feridos no ataque, disse o porta-voz do Taleban Bilal Karimi à Associated Press. Os mortos no ataque eram civis do lado de fora do portão da mesquita. Ele não forneceu um número para o número de mortos e disse que uma investigação está em andamento.

A ONG Emergency, um hospital financiado pela Itália em Cabul, twittou que recebeu quatro feridos na explosão.

A área ao redor da mesquita foi isolada pelo Taleban, que manteve uma forte presença de segurança.

Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque. No entanto, desde a tomada do Afeganistão pelo Taleban em meados de agosto, os ataques de militantes do grupo do Estado Islâmico contra eles aumentaram. O aumento aumentou a possibilidade de um conflito mais amplo entre os dois grupos extremistas.

O IS mantém uma forte presença na província oriental de Nangarhar e considera o Talibã um inimigo. O IS reivindicou vários ataques contra o Taleban, incluindo vários assassinatos na capital da província de Jalalabad.

Os ataques em Cabul têm sido raros até agora, mas nas últimas semanas o EI deu sinais de que está expandindo sua presença além do leste e mais perto da capital. Na sexta-feira, combatentes do Taleban invadiram um esconderijo do EI ao norte de Cabul, na província de Parwan. A operação aconteceu depois que uma bomba do IS feriu quatro combatentes do Taleban na área.

Neste domingo, um voo fretado saiu do Afeganistão e foi ao Catar com 235 passageiros que serão abrigados provisoriamente no país da Península Árabe.

Esse é o quinto voo fretado que deixa o Afeganistão desde que as forças dos Estados Unidos se retiraram do país.

O Catar, um aliado dos EUA, virou um interlocutor importante entre os países do Ocidente e o Talibã.

A maior base militar americana no Oriente Médio está no Catar, e foi nesse país que ocorreram os diálogos entre o Talibã e governos dos EUA e de outros países desde 2013.