Saúde

Má circulação e enxaqueca são fatores de risco para o glaucoma

Veja os fatores de risco associados ao Glaucoma de Pressão Normal

Foto: Pixabay/Creative Commons
Os danos no nervo óptico ocorrem devido à redução do fluxo sanguíneo

Glaucoma é o termo que se usa quando há lesões no nervo óptico, cuja pior consequência pode ser a perda irreversível da visão. O aumento da pressão intraocular (PIO) é o principal fator de risco para a doença. Entretanto, nem sempre o glaucoma é causado por um PIO alta.

No caso do Glaucoma de Tensão Normal, um subtipo do glaucoma de ângulo aberto, as lesões no nervo óptico estão ligadas a outros fatores de risco. Em geral, por condições sistêmicas que causam má circulação sanguínea causando a morte das células do nervo óptico por falta de oxigênio.

Segundo a médica Maria Beatriz Guerios, oftalmologista especialista em glaucoma, esse é o tipo mais preocupante, pois não há sintomas e a pressão intraocular, a princípio, é normal. “O que precisa ser feito para conseguir um diagnóstico precoce, nesses casos, é realizar uma boa anamnese para levantar o histórico do paciente e entender se ele possui outros fatores de risco associados para desenvolver o glaucoma de pressão normal", disse.

Entre os fatores de risco associados ao Glaucoma de Pressão Normal estão:

-- Ser mulher
-- Ter estrutura corporal pequena (tipo mignon)  
-- Ter mais de 60 anos
-- Asiáticos
-- Hipotensão
-- Enxaqueca
-- Apneia do sono
-- Doenças cardiovasculares (obstrução da carótida, colesterol alto etc.)

 “No caso do glaucoma de pressão normal, os danos no nervo óptico ocorrem devido à redução do fluxo sanguíneo para as células nervosas dos olhos. A consequência dessa má circulação é a morte celular por falta de oxigenação”, explica a médica Maria Beatriz.

Inimigo silencioso

O grande problema de todos os tipos de glaucoma é que as manifestações costumam surgir quando já há danos no nervo óptico. E esses prejuízos são irreversíveis. “De maneira geral, o paciente começa a ter dificuldade para enxergar lateralmente e perifericamente. Até chegar no que chamamos de “visão de túnel”.”, cita a especialista.  

Além da anamnese, o oftalmologista costuma realizar alguns exames na consulta de rotina que podem ajudar a fechar o diagnóstico. “Quando temos um paciente que preenche alguns fatores de risco para o glaucoma de pressão normal, é essencial fazer a Fundoscopia, o exame de fundo de olho que avalia a situação do nervo óptico.”

Como vimos, isoladamente, medir a pressão intraocular não é suficiente para diagnosticar o glaucoma de maneira geral. No caso do glaucoma de pressão normal, somente a avaliação do nervo óptico pode apontar alterações que sugerem a doença.

Tratamento

O glaucoma não tem cura. O principal objetivo do tratamento é evitar a progressão da doença. Em outras palavras, prevenir que o paciente perca a visão de forma irreversível.

No caso do glaucoma de pressão normal, o tratamento é feito com colírios, na maioria dos casos.

Como nesse glaucoma há uma forte ligação com doenças sistêmicas que prejudicam a circulação sanguínea, também é recomendado tratar essas doenças de base. A atividade física é altamente recomendada, bem como é importante adotar hábitos saudáveis de vida, de forma geral.