Artes Visuais / Livros

Conheça o Museu Transgênero de História e Arte - MUTHA

Que lança pela editora O Sexo da Palavra Transespécie/Transjardinagem

Foto: Divulgação
Artes visuais
Museu Transgênero de História e Arte

O Museu Transgênero de História e Arte - MUTHA e editora O Sexo da Palavra fazem uma live nesta sexta feira, 17 de setembro, às 21 horas, pelo Instagram, para apresentar o museu e o livro Transespécie/Transjardinagem.

Participam da live Ian Habib, diretor do MUTHA, Antonio K.Valo da editora O Sexo da Palavra, Caio Tedesco, Fredda Amorim e Morgan Lemes. 

Transespécie/Transjardinagem, livro produzido pelo Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) e organizado por Ian Guimarães Habib, é o maior livro sobre a Arte Transgênera brasileira feito até hoje.

O livro foi organizado por ocasião da Primeira Exposição do Museu Transgênero de História e Arte (www.mutha.com.br @muthabrasil), que foi patrocinada pela Fundação Cultural da Bahia via Lei Aldir Blanc.

O MUTHA, único espaço museológico trans do Brasil, é um espaço pensado como uma obra artística e como uma série de tecnologias transformacionais de construção de arquivos trans para memória e produção de dados.

O livro é dividido em duas partes, transespécie e transjardinagem, nomes das duas partes da exposição em curso atualmente no Museu, com curadoria de Habib.

A 1ª Exposição do MUTHA, à qual se refere o livro, inaugurou em 01 de Junho de 2021 o website do museu (www.mutha.com.br) através da abertura de nosso Arquivo Artístico de Dados (AAD) e Galeria Virtual, e começou a produção do nosso Arquivo Histórico e nossa Loja.

O AAD já foi aberto, e é um banco de dados em constante atualização que visa fornecer o mais amplo mapeamento nacional de pessoas artistas trans brasileiras em diversas linguagens criativas. Seu foco é a promoção de empregabilidade, por meio de um mecanismo de busca por região, campo do conhecimento e outras variáveis.

Como incentivo à inscrição de artistas no AAD, o MUTHA criou a Galeria, para exposição virtual de artistas trans, e selecionou artistas do AAD para nela exporem, compondo nossa 1ª Exposição, com mais de 69 pessoas trans, sendo 30 da Bahia.

Já o AAD teve mais de 300 inscrições e continua sendo construído indeterminadamente, um número considerado altíssimo para uma população que vive hoje em situações extremamente precárias, devido às violências cisheteronormativas agravadas por condições pandêmicas, como o desemprego e o sofrimento mental. 

Por fim, mais 6 artistas compõem uma seção denominada Conexões Globais, destinada a pessoas de outros países vivendo no Brasil e pessoas do Brasil vivendo em outros países. 

O trabalho foi registrado em um ebook de quase 200 páginas. O livro visibiliza também a primeira doação recebida pelo Arquivo Histórico MUTHA: a primeira certidão de nascido vivo de um casal trans no nordeste.

Esse é o maior livro sobre Artes Trans feito no Brasil até hoje: ele inclui todas as cinco regiões brasileiras e também conexões com mais seis países em quatro continentes (América do Norte, América do Sul, Europa e África); abrange zonas litorâneas, urbanas e rurais; valoriza a produção de vivências negras, amazônidas, indígenas, imigrantes, emigrantes, com deficiência e em diversas faixas etárias e classes sociais; considera todos os aspectos de precarização que permeiam os modos de criação dessas existências – nesse caso, nossa perspectiva caminha pela não-interferência nos materiais enviados e pela tentativa de não reafirmação de normativas linguísticas, museológicas e curatoriais binárias; contempla todas as identidades de gênero não-cisgêneras; promove todas as linguagens artísticas: artes cênicas, audiovisual, artes visuais, dança, moda, beleza, literatura, body art, artesanato, dentre outras.

São perspectivas criativas que estão renovando práticas museológicas, históricas, curatoriais e a cena contemporânea brasileira, e que merecem ser conhecidas como processo de transformação cultural.

O MUTHA é um museu transformacional, ou seja, continuamente em transformação, que objetiva criar incentivos, ferramentas e alternativas à produção de dados sobre violências cotidianas à vivências transgêneras no Brasil. 

O Sexo da Palavra é um projeto inovador na área de produção editorial que tem por objetivo criar pontes entre autores e seus livros de forma dinâmica. O Sexo da Palavra se propõe a ser uma editora com foco na temática erótica - homoerótica em sua maioria - na literatura e suas vertentes.

Idealizada como projeto de pesquisa pelo Dr. Prof. Fábio Figueiredo Camargo na UFU – Universidade Federal de Uberlândia – MG o empreendimento se dispõe a fomentar textos inéditos ou não para a edição de livros a preços acessíveis para os autores, desde acadêmicos a escritores que se enquadrem na proposta.

O projeto se torna realidade com a entrada de Antonio K.valo, designer gráfico, como parceiro e produtor executivo da editora e de Cynthia Camargo como administradora.