Livros

Conheça dois livros para entender a importância do Setembro Amarelo

'Massada' e 'Antitarja Preta'

Foto: Divulgação
Literatura
Antitarja preta: o que é a medicalização da vida?

Desde 2014, a campanha do Setembro Amarelo vem salvando vidas por pautar um assunto necessário. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/09) é organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM.

E para falar sobre este assunto, porque não buscar uma literatura ou até mesmo um romance? Lançados pela Buzz Editora, "Massada" e "Antitarja preta" são ótimos títulos.

Carreira. Família. Vida amorosa. Finanças. Vida social. Tudo isso e muito mais durante uma pandemia… São tantas coisas para controlar que, muitas vezes, a ansiedade, algo enraizado nas nossas vidas, acaba se tornando uma depressão.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo.

Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.

Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Confira dois livros da Buzz Editora que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre a campanha do Setembro Amarelo.

Antitarja preta: o que é a medicalização da vida?

"Antitarja preta", lançamento da Buzz Editora, nas palavras do próprio autor, o psiquiatra Pablo Vinicius, "não é um livro contra os remédios psiquiátricos, muito menos contra a psiquiatria. Não é um livro para negar a existência das doenças mentais. Ser antitarja preta é ser contra a medicalização da vida.

É ser contra um sistema perverso que tem por objetivo convencer as pessoas de que elas estão doentes quando, na verdade, estão simplesmente sofrendo. É ser contra a indústria que ganha todas as partidas desse jogo".

O autor analisa, investiga e compartilha com o leitor as origens dos sintomas e do sofrimento de alguns pacientes a que atendeu e nos faz questionar como estamos acostumados a nomear os sintomas e a querer uma solução rápida e indolor.

No entanto, durante a jornada do médico com seus pacientes, fica nítido de que modo muitas vezes a ansiedade, a carência, o pânico e a depressão, são, na verdade, apenas um indício do que realmente precisa ser tratado.

Massada: um romance que retrata o maior suicídio em massa da história!

A tragédia que ocorreu em Massada envolve mistérios até os dias atuais.

O livro, resultado de vinte anos de pesquisa do autor Marcos Meier, narra as incertezas que os judeus viviam naquela época, buscando encontrar caminhos em meio à fragilidade e aos preconceitos que sofriam por sua religião.

A protagonista da história é Hadassa, uma mulher forte e à frente de seu tempo, que buscava acreditar no amor e na esperança por dias melhores, servindo como contraponto à situação extrema a que chegaria aquele grupo sitiado em Massada.

A mensagem de Massada nos faz pensar a respeito de nosso propósito de vida e traz questionamentos sobre a espiritualidade de nosso tempo, além de esperança a todos aqueles que sentem que sua vida está cercada por um inimigo de que, aparentemente, não se pode escapar, evidenciando que sempre há uma saída.

Título: Antitarja preta

Autor: Pablo Vinicius

Preço: R$ 49,90

Selo: Buzz Editora

ISBN: 978-65-89623-18-2

Gênero: autoajuda

192 páginas
 

Título: Massada

Autor: Marcos Meier

Preço: R$ 34,90

Selo: Buzz Editora

ISBN: 6586077869

Gênero: Romance

Páginas: 208 páginas