Gastronomia

Salvador ganha 60ª horta comunitária

Desta vez na comunidade do Pilar

Foto: Marcelo Gandra
Gastronomia
Horta Urbana do Pilar

Tomates, coentros, cebolinhas, couves, repolhos e hortelãs, além de um pomar com pitanga, amora, carambola e jenipapo. Essa é a horta comunitária na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio, entregue pela Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

Com o objetivo de fortalecer a alimentação das famílias da região do Pilar, a nova horta foi um pedido da comunidade. “Com certeza, nós vamos tomar conta. Vamos produzir e chamar as pessoas para trabalhar juntos.

As hortaliças serão destinadas para o consumo dos moradores da região, mas também vão ser comercializadas, para fortalecer a renda dessas pessoas”, afirmou o padre Renato Minho.

O projeto Hortas e Pomares Urbanos, da Secis, existe desde 2016. Para a titular da pasta, Edna França, o projeto é uma necessidade da população. “Em função da pandemia, estamos retornando gradativamente com o Horta Urbana.

Este mês teremos mais duas hortas instaladas em comunidades na cidade, como na Guerreira Zeferina. Sabemos que esses espaços, além de proporcionar o cultivo de hortaliças, também se tornam lugares terapêuticos, proporcionando um alento, um conforto para muita gente nesses tempos difíceis”, frisou.

Programação – A Secis pretende entregar outras duas hortas comunitárias nos próximos dias. Neste sábado (11), o espaço beneficiado será a Comunidade Guerreira Zeferina, um programa habitacional para famílias de baixa renda, no bairro de Periperi.

Já na segunda-feira (13), o projeto vai atender a Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV (Caasah), em Monte Serrat.