Cidade

Campanha de vacinação antirrábica alcança 100 mil animais

Vacinação acontece em 98 postos de saúde espalhados pela cidade

Foto: Bruno Concha/SECOM

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já imunizou mais de 100 mil cães e gatos em Salvador. Iniciada em 20 de agosto último, a estratégia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade ou através dos agentes de combate às endemias, que atuam em diversas localidades através de pontos volantes ou pontos provisórios em bairros estratégicos.

Já nos finais de semana, a capital baiana adotou, pelo segundo ano consecutivo, o sistema de drive-thru para imunização dos animais.

O sistema onde os pets poderão ser imunizados sem descer dos veículos funciona sempre aos sábados e domingos, das 8h às 16h, na UNIFTC, na Paralela. A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é imunizar pelo menos 180 mil animais no município.

“São 19 dias de vacinação ininterrupta, de domingo a domingo, com as equipes do CCZ mobilizadas para acelerar o processo de imunização animal na cidade. Continuamos convocando a população a levar os animais de estimação até os pontos de vacinação para garantir a proteção dos melhores amigos de estimação. A raiva mata e a vacinação é a principal medida de prevenção dessa zoonose”, alertou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os pets para imunização será obrigatório. Devem ser vacinados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.