Cidade

Salvador ganha loja de produtos e serviços voltados à área náutica

A inauguração, para convidados, acontece ao som do DJ Santz

Agatha e Hamilton Wicks, sócios da Z6 Náutica

Os empresários Wallace Hamilton Wicks e Agatha Wicks inauguram na quinta-feira (9 de setembro), na Bahia Marina, em Salvador, a Z6 Náutica Conceito, uma loja focada em produtos e serviços do setor, seja para o velejador, o dono de lancha, o praticante de remo ou stand up. 

A inauguração, para convidados, acontece das 18h às 21h, ao som do DJ Santz. Na ocasião, o navegador Aleixo Belov estará autografando seus livros, que retratam voltas ao mundo a bordo de um veleiro, e estão disponíveis na loja.

No sábado (11), das 8 às 16 horas, a Z6 promoverá, na sua unidade da Marina Aratu, o Bazareco, Bazar Náutico com a participação de cerca de 20 expositores. O bazar, sem fins lucrativos,  é uma oportunidade para quem quiser vender ou trocar artigos náuticos ou embarcações novas ou usadas. O bazar acontece duas vezes por ano, mas estava suspenso desde o início da pandemia.

“A nossa proposta é reunir num só lugar tudo que é necessário para montar, consertar e até mesmo decorar uma embarcação ou casa de praia”, explica o casal de empreendedores, que também são velejadores. A primeira unidade da Z6 funciona há 21 anos na Marina e Estaleiro Aratu, criada por Wallace Hamilton Wicks por influência dos passeios de barco em família e do seu pai, um amante do mar.

“Com a pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de vida. O mar se tornou um refúgio e uma das poucas formas de laser possível, isolada, segura, em contato apenas com a natureza, para muitas famílias que têm embarcações ou passaram a aluga-las ou praticam esportes como o remo e o SUP”, conta Agatha Wicks. “As atividades náuticas foram as únicas opções disponíveis durante um bom tempo e isso acabou criando um novo público para este mercado”, disse.

Além de contar com suprimentos para quem pratica esportes náuticos e para quem tem embarcações, a loja disponibiliza suporte de prestação de serviços, como pintura de embarcações e manutenção de motores. A Z6 reúne desde óculos de mergulho e camisas UV a itens de hidráulica, iluminação, ancoragem, salvatagem, reparo de barcos e decoração náutica.

Na loja, também é possível alugar veleiros e lanchas para passeios na Baía de Todos os Santos.

De acordo com o casal de empreendedores, o mercado náutico da Bahia tem um potencial imenso para expansão. “Além de termos as maiores baías, temos boas condições de navegação praticamente o ano inteiro”, lembram.

Mercado náutico

Dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar) mostram que o mercado nacional de barcos cresceu em torno de 20% em 2020 em relação a 2019. 

O aumento da aquisição de embarcações reflete em toda cadeia náutica, elevando também a busca por suprimentos para montagem e manutenção de barcos, assim também como a decoração náutica, uma tendência no setor.