Artes Visuais / Música / Palco

#EMCASACOMSESC recebe atrações do Circuito Sesc de Artes

Até domingo, dia 19 de setembro, a série recebe ações artísticas do evento

No ar desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet.

São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos.

Nas próximas semanas, o #EmCasaComSesc também vai incorporar a programação do Circuito Sesc de Artes 2021 - Praças Digitais. Até domingo, dia 19 de setembro a série recebe ações artísticas do evento, que contempla 157 cidades do Estado de São Paulo onde as unidades do Sesc não estão presentes.

O Circuito Sesc de Artes 2021 - Praças Digitais é realizado de forma totalmente on-line e gratuita com mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Os espetáculos do Circuito Sesc de Artes transmitidos no #EmCasaComSesc pelo Instagram Sesc Ao Vivo e pelo YouTube Sesc São Paulo são apresentados diretamente das unidades do Sesc São Paulo na quarta (8), na quinta (9) e na sexta (10), às 19h e 21h, e no sábado (11) e domingo (12), às 15h, às 19h e às 21h. As apresentações são realizadas sem presença do público no local e seguem todos os protocolos de segurança e de prevenção à Covid-19.

As apresentações irão preencher alguns horários e, por vezes, ampliar a já consolidada agenda do #EmCasaComSesc.

Agenda de 8 a 12 de setembro:

Maria Gadú [música]

Dia 8 de setembro, quarta-feira, 19h

Em seu retorno virtual aos palcos, Maria Gadú abre o Circuito Sesc de Artes com show que dá uma nova roupagem para clássicos de seu repertório.

Munida de sua voz e de sua guitarra, a artista divide a cena com Felipe Roseno, responsável pela bateria e percussão, além das programações e beats eletrônicos.

Com essa combinação de talentos - e a participação de Nina Oliveira, cantora, compositora e poeta de Guarulhos -, o público terá a sensação de estar ouvindo uma banda numerosa, graças à versatilidade dos artistas e à forma como os novos arranjos transformam as canções.

Transmissão do Sesc Guarulhos | Classificação indicativa: Livre.

MundoMudo [teatro]

Dia 8 de setembro, quarta-feira, 21h

Diretamente de São José do Rio Preto, a Cia. Azul Celeste apresenta MundoMudo. No enredo, dois palhaços (Jorge Vermelho e Henrique Nerys) são abandonados pela trupe, que decidiu partir, e passam a investigar os valores difundidos na sociedade. Sem falas, a peça que tem direção de Georgette Fadel, comemora 25 anos do grupo.

Transmissão do Sesc Rio Preto | Classificação indicativa: 16 anos.

Acorda, Januário [circo]

Dia 9 de setembro, quinta-feira, 19h

Combinando números de mágica, malabarismo e habilidades musicais, o ator Fernando Vasques, um dos fundadores da Cia. Beira Serra, apresenta um espetáculo solo que mostra um dia na vida de Januário.

Vencer a gravidade é sua sina - e, entre sonho, delírio e realidade, o personagem entra em acordo consigo, na coragem e no equilíbrio, para atravessar a corda bamba da vida.

Transmissão do Sesc Bauru | Classificação indicativa: Livre.

Visita guiada na exposição Marcelo D’Salete - A História Negra em Quadrinhos [artes visuais]

Dia 9 de setembro, quinta-feira, 21h

O professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos Marcelo D’Salete atua como guia da sua própria exposição em um tour virtual pela mostra Marcelo D’Salete - A História Negra em Quadrinhos em cartaz no Sesc Araraquara. A exposição aborda a representação e os estereótipos sofridos por negros nas histórias em quadrinhos.

Transmissão do Sesc Araraquara | Classificação indicativa: Livre.

Quando as Máquinas Param [teatro]

Dia 10 de setembro, sexta-feira, 19h

Estrelada por André Kirmayr e Larissa Ferrara, o espetáculo com direção de Kiko Rieser para o clássico de Plínio Marcos, conta o que acontece quando Zé, um operário, é dispensado da fábrica em que trabalha numa demissão em massa.

Sua realidade muda drasticamente - e nem as costuras da esposa, Nina, conseguem dar conta das faturas que não param de chegar.

A desesperança do operário transforma-se em um sentimento de humilhação e, depois, em uma revolta que afunda os dois na imobilidade e ameaça o casamento.

Transmissão do Sesc Guarulhos | Classificação indicativa: 14 anos.

O Ritmo Entre as Palavras de Solano Trindade [literatura]

Dia 10 de setembro, sexta-feira, 21h

O espetáculo inédito apresenta o poeta, folclorista, ator, pintor, teatrólogo e cineasta Solano Trindade (1908-1974) por meio da música e da poesia de quem o tem como inspiração em seus trabalhos.

Em um formato que se aproxima de uma jam session, os poetas serão acompanhados por harmonias e melodias executadas por musicistas negros da cena do jazz paulistano, misturando ritmos que influenciaram Solano - como maracatu, coco e jongo - em uma linguagem permeada por soul e hip hop.

A apresentação é de Trindade, cantor, MC, poeta, escritor e bisneto de Solano.

Transmissão do Sesc Santo André | Classificação indicativa: 14 anos.

Eufonia [crianças]

Dia 11 de setembro, sábado, 15h

Transmitido diretamente do palco do Sesc Rio Preto, o espetáculo infantil Eufonia comemora 10 anos da rio-pretense Cia. dos Pés. Na montagem repleta de música, a cigarra, inseto que produz o som mais alto na natureza, é a personagem principal na imensidão de um jardim.

Transmissão do Sesc Rio Preto | Classificação indicativa: Livre.

Trio Macaíba [música]

Dia 11 de setembro, sábado, 19h

Formado por Beto Corrêa (sanfona e voz), Cleber Almeida (zabumba e voz) e Ramon Vieira (triângulo e voz), o Trio Macaíba é marcado pela autenticidade e pela fidelidade com que trata as características agrestes. Nesta apresentação, em homenagem a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e João do Vale, o grupo também passeia por brincadeiras típicas de diversas regiões do país, do Maranhão ao Pernambuco nordestinos, passando por Sul e Sudeste.

Transmissão do Sesc Sorocaba | Classificação indicativa: Livre.

4X4 - Escuta Essa Dança [dança]

Dia 11 de setembro, sábado, 21h

Música para ver ou dança para escutar? Nesta apresentação-estudo todos os participantes aprendem e somam linguagens, expandindo o diálogo entre músicos e sapateadores.

O espetáculo é composto pelos dançarinos Ana Luiza Yosetake, Renata Defina e Rodrigo Lima, da Cia. Pé na Tábua, e pelos músicos Alê Brant (contrabaixo elétrico), Alexandre Gonçalves Peres (guitarra), Lucas Oliveira (guitarra) e Daniel Del Carpio (bateria), do BR Jazz Quarteto, que interpretam standards do gênero durante os sapateados.

Transmissão do Sesc Ribeirão Preto | Classificação indicativa: Livre.

Contos e Cantigas Populares [literatura]

Dia 12 de setembro, domingo, 15h

Em espetáculo inédito a contadora de histórias Kelly Orasi e o músico Marcos Coin convidam o público a cantar e soltar a imaginação enquanto apresentam contos e cantigas da tradição oral brasileira. No repertório, histórias que falam de coragens e espertezas, de mulheres valentes e de homens movidos pelo amor.

Transmissão do Sesc Jundiaí | Classificação indicativa: Livre.

Corpo Caloso [dança]

Dia 12 de setembro, domingo, 19h

O espetáculo inédito do grupo Discípulos do Ritmo explora o conceito de lateralidade do cérebro e as diferentes funções que cada lado exerce sobre um indivíduo. Entre eles, o corpo caloso divide o cérebro em dois hemisférios: o esquerdo, responsável pelo racional e analítico, e o direito, pelo intuitivo e subjetivo. Para explorar essas características, as construções coreográficas apostam na improvisação do lado criativo.

Transmissão do Sesc Santo André | Classificação indicativa: Livre.