Música / Televisão

Rádio Cultura homenageia Ney Matogrosso em série inédita

A produção é assinada pelo jornalista e biógrafo Julio Maria

Foto: Divulgação
TV
Pescador de pérolas, uma biografia musical de Ney Matogrosso

Nessa terça-feira (7 de setembro), estreia na Rádio Cultura Brasil a série Pescador de Pérolas - Uma Biografia Musical de Ney Matogrosso. Trata-se de quatro programas com uma reflexão biográfica sobre o cantor, que segue a trilha das canções para se chegar ao homem.

A convite da Rádio Cultura, o biógrafo e jornalista Julio Maria roteiriza, escolhe as canções e apresenta os programas ainda sob o frescor de seu livro Ney Matogrosso - A Biografia, lançado em julho pela Editora Companhia das Letras. Ao final de cada edição, o próprio Ney surge para comentar e apresentar a última canção. Na Rádio Cultura Brasil - FM: 77,9 e AM: 1.200 kHz -, a atração vai ao ar às 17h.

A cada programa, as escolhas musicais de Ney se cruzam com os acontecimentos de sua vida, desde os primeiros anos em Bela Vista, Mato Grosso do Sul, até os seus 80 anos, completados no último dia 1º de agosto.

A série abre com o impacto do rádio em sua formação artística. Quais cantores e cantoras da Era de Ouro o impactaram e como essas vozes conseguiram transformá-lo para sempre.

Além disso, o programa aborda a formação de sua personalidade sem fronteiras e como essa ausência de barreiras será seu norte. Assim como ele viverá com liberdade seu sexo e seu amor, Ney também será livre ao transitar sobre gêneros estéticos. Samba, baião, rock, fado, música caribenha, disco music...Tudo o que tocá-lo poderá ser gravado.

As gravações mais "subversivas" e os atos musicais mais transgressores serão o assunto do terceiro episódio. Músicas e discos que confrontaram censores, gravadoras, críticos, produtores e ouvintes mais conservadores, mesmo quando não assumidos de forma estratégica por Ney Matogrosso, aparecem como uma marca em sua discografia.

E, para finalizar, o quarto programa será feito com músicas, pela primeira vez, escolhidas pelo próprio Ney para um programa de rádio. Na homenagem aos 80 anos do artista, é ele quem decide o que vai tocar de todos os seus discos lançados desde 1973.