Cidade

É baixa a adesão em Salvador à terceira dose contra a Covid-19

Só 22% dos idosos receberam a terceira dose

Foto: Igor Santos
17 mil idosos com pelo menos 80 anos estão habilitados a receber a terceira dose

Iniciada na última segunda-feira (30 de agosto), a adesão à estratégia de aplicação da 3ª dose da vacina contra Covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais que já completaram seis meses do recebimento da 2ª dose é considerada baixa em Salvador.

Das mais de 17 mil pessoas habilitadas para receber a 3ª dose de reforço na capital baiana, pouco mais de 4 mil procuraram os pontos de vacinação para imunização complementar. O número corresponde a apenas 22% do público habilitado para estratégia no município.

Nesse momento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está utilizando o imunizante da Pfizer para administração da 3ª dose nos idosos. Na primeira etapa da imunização, esse público foi imunizado com a CoronaVac.

De acordo com a médica infectologista, Adielma Nizarala, estudos preliminares revelaram que essa intercambialidade de fabricantes tem assegurado um percentual maior de imunidade nos indivíduos vacinados com as três doses.

“A orientação do Ministério da Saúde é que seja utilizada para a terceira dose o imunizante da Pfizer, preferencialmente, mas também podem ser aplicados os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca. Esse intercambialidade tem demonstrado uma eficácia significativa nos estudos realizados até o momento”, afirmou Adielma.

A aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 para as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos segue normalmente nesta sexta-feira (3 de setembro). Para os demais públicos, a primeira dose estará suspensa nos pontos fixos e drive-thrus. Já a segunda dose dos imunizantes da Oxford, Pfizer e CoronaVac também estarão disponíveis ao público. 

Os idosos com 80 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 12 de março de 2021 e que estão com nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br, podem buscar os pontos de imunização para receber a 3ª dose nesta sexta. As equipes volantes seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) para imunizar esse público. 

O serviço de oferta de doses nas Prefeituras-Bairro, das 8h às 17h, também prossegue para as pessoas com 18 anos ou mais que não estão com nome no site da SMS, mas residem em Salvador. O atendimento deve estar agendado através do endereço horamarcada.salvador.ba.gov.br . 

O interessado deve comparecer no dia e hora marcada com uma cópia e original do comprovante de residência atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais do mesmo, além de um documento de identificação com foto. 

Confira os pontos de vacinação desta sexta-feira: 

3ª dose: 80 anos ou mais - 8h às 16h

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 80 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 12 de março de 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

Para estes idosos que estiverem acamados ou com dificuldade de locomoção, também está disponível o serviço Vacina Express. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema, ou seja, a equipe retornará automaticamente a quem já teve acesso ao serviço.

Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista, Faculdade Universo (Avenida ACM) e 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vista Alegre, USF Cajazeiras V, UBS Virgílio de Carvalho e USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas). 

2ª dose Oxford - 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 15 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava), FBDC Cabula e Vila Militar (Dendezeiros).  

Pontos fixos: Barradão (Canabrava), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Federação, USF Pirajá, Unijorge (Paralela), USF Plataforma, USF Vila Nova de Pituaçu e USF Colinas de Periperi.

2ª dose coronavac -  8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 5 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thru: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina. 

Pontos fixos: CSU Pernambués, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Curralinho e USF Tubarão.

2ª dose Pfizer - 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 15 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Uninassau (Pituba), Parque de Exposições (Paralela), Arena Fonte Nova (Nazaré), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu) e Shopping da Bahia.

Pontos fixos: USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, USF Vale do Matatu, USF Imbuí, Universidade Católica (Pituaçu), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Clube dos Oficiais (Dendezeiros) e USF Eduardo Mamede (Mussurunga).

1ª dose: 18 anos ou mais - 8h às 16h

Antes de se dirigirem ao ponto de imunização, todas as pessoas habilitadas para vacinação com idade igual ou superior a 18 anos deverão, obrigatoriamente, conferir no site da SMS se o nome aparece como apto para receber o imunizante.

Drive-thru: FBDC Brotas.
Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), FBDC Brotas e UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras).