Cidade

Salvador começa a aplicar terceira dose em idosos a partir de 90 anos

A iniciativa é apontada como necessária devido à variante Delta

Foto: Manuela Cavada
O anúncio foi dado pelo prefeito Bruno Reis

A partir de segunda-feira (30), Salvador iniciará as aplicações da terceira dose da vacina contra o coronavírus em idosos com idade a partir 90 anos. A informaçao foi dada pelo prefeito Bruno Reis.

A estratégia alcançará todas as pessoas da faixa etária igual ou superior a 90 anos que tomaram a segunda dose da vacina nos últimos seis meses. Essa aplicação adicional atende a uma recomendação das autoridades de saúde em função da queda no índice de proteção que os antígenos ofereciam inicialmente, mesmo esse público estando completamente vacinado.

Além disso, a iniciativa é apontada como necessária devido à variante Delta, que surgiu inicialmente na Índia, e vem provocando aumento de casos de covid-19 em todo o mundo.

Mesmo os idosos que tomaram duas doses da Coronavac logo no início da campanha de vacinação, desta vez, receberão a terceira aplicação com imunizante fabricados por outros laboratórios.

O prefeito reforçou que a capital baiana prosseguirá com a vacinação dos adolescentes com idade a partir de 17 anos neste sábado (28) e que o município manterá a estratégia de antecipação da segunda dose.  Dessa forma, ainda amanhã, poderão tomar a dose de reforço quem tem no cartão de vacinação data de retorno para tomar a segunda dose de Oxford e Pfizer (até 5 de setembro) e Coronavac (até o dia 29 de agosto).

Atualmente, 95% da população adulta da cidade está vacinada com a primeira dose e 43% está totalmente vacinada.

No entanto, o número de pessoas aptas para a imunização e que sequer foram iniciar o esquema vacinal ainda é alto: 98 mil pessoas acima de 18 anos ainda não compareceram a um dos pontos fixos ou drive-thrus montados para a estratégia.

Acesso controlado 

Devido aos recentes episódios de aglomerações que ocorreram na praia do Porto da Barra nos últimos dias, a partir deste final a Prefeitura adotará medidas para controlar o acesso do banhista nesse espaço. O objetivo é ordenar o fluxo de pessoas no local, a fim de coibir a contaminação do coronavírus neste período de pandemia.

“Só poderá ter acesso à praia até o limite de ocupação de no máximo 80% da faixa de areia”, disse o prefeito Bruno Reis.