Artes Visuais

Acervo de papéis de Mário Cravo Neto ganha versão digital

Ação será lançada hoje (27) com uma live sobre a obra do artista

Foto: Mário Cravo Neto
Mário Cravo Neto em seu ateliê (autorretrato) - 1969-1970

O Instituto Mário Cravo Neto vai digitalizar 3.500 obras originais entre fotografias, fotomontagens, pinturas, desenhos e cartas do artista – conjunto que integra o acervo de papéis do IMCN. Parte desse acervo estará disponível para acesso do público a partir desta sexta-feira (27), no link https://imcn.com.br/acervo-de-papeis.

A iniciativa visa democratizar o acesso à produção artística de Mário Cravo Neto, valorizar a memória artística baiana e proteger os originais que hoje existem só em formato físico (papel). O lançamento acontece em uma live também no dia 27, às 19h, no https://www.youtube.com/c/InstitutoMarioCravoNeto.

Participam do bate-papo a equipe do Instituto Mario Cravo Neto e Joanna Americano, supervisora do Núcleo Digital do Instituto Moreira Salles. Durante a conversa, os convidados vão discutir a relevância das digitalizações de acervos e a acessibilidade e difusão da obra de Mario Cravo Neto.

As obras digitalizadas e que vão ganhar acesso público e gratuito no ambiente online foram criadas entre 1960 e 2009, incluindo fotografias de cunho pessoal, obras finalizadas, rascunhos em lápis sobre papel, pinturas em aquarela - trabalhos que têm em comum a originalidade do artista. O acervo de papéis representa uma colaboração entre o que Mário Cravo Neto explorou em vida e a interpretação destes conjuntos, organizados e exibidos com a visão do IMCN, permitindo assim múltiplas leituras e novas maneiras de olhar sua obra.

Nome à frente do IMCN, Christian Cravo celebra o projeto: “As ações que preservam a memória dos artistas na Bahia e no Brasil devem ser enaltecidas. Contar com esse acervo riquíssimo do Mário Cravo Neto, em um ambiente online, com acesso gratuito para qualquer pessoa, além de democratizar a arte e o acesso à arte, nos conecta com a história da produção artística nacional”. 

O site será de acesso gratuito e ficará disponível na web por tempo indeterminado. A iniciativa tem como públicos de interesse fotógrafos, artistas visuais, pesquisadores em cultura, artes, iconografia e estética, professores e estudantes de diferentes níveis de ensino, coletivos que trabalham com artes visuais, cultura baiana e cultura afro-baiana, bem como qualquer pessoa interessada em fotografia, cultura e cultura afro-baiana.

O projeto Mário Cravo Neto Digital tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.