Livros

'Turma do Menino Sol' é lançado por Vitor Kley

E faz parte do projeto musical produzido por Rick Bonadio

O hit "O Sol" estourou nas rádios e fez o maior sucesso entre o público infantil, que simpatizava não só com as canções, mas com todo o carisma e o contagiante alto astral de Vitor Kley. Agora, o músico acaba de lançar "Turma do Menino Sol" pela Editora Melhoramentos, um livro feito especialmente para as crianças, que ganhará tradução e adaptação para inglês, espanhol e português de Portugal. A obra ilustrada faz parte de um projeto musical homônimo que conta também com 3 volumes e clipes animados.

A história foi escrita por Vitor Kley em parceria com o cartunista Jal, um dos criadores do Troféu HQ Mix, e Rick Bonadio, um dos maiores produtores musicais do Brasil, que lançou bandas como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr. e CPM22.

A turma que acompanha o Menino Sol é composta pelos personagens João Parafina, Menina Lua, L2 e o pássaro Juan, que vão ensinar ao personagem principal tudo o que sabem sobre a vida em nosso planeta. Entre uma aventura e outra, os amigos abordam temas como cuidado com o meio ambiente, amizade, respeito ao próximo e empatia.

Na trama, um raio de sol se desprende do astro-rei e vem em direção à Terra. Ao passar pela atmosfera, se transforma em um menino e cai em uma praia paradisíaca, onde tem contato com o primeiro ser humano: o surfista João Parafina. Juntos, eles vivem aventuras, fazem novas amizades e aprendem muitas coisas. A turminha passa, então, a registrar em canções tudo o que descobrem em seus passeios pelo mundo.

O projeto Turma do Menino Sol surgiu das experiências que Vitor Kley teve com as crianças. "Um dia eu estava no aeroporto e uma criança linda veio na minha direção, apontando para mim e gritando: ‘Mamãe! É o menino sol, o menino sol!’. Isso me marcou e se repetiu outras vezes. As crianças são muito presentes na minha vida."

O artista acredita que o projeto pode levar mais alegria às famílias. "Em um tempo tão incerto de pandemia, essas crianças estão em casa. Então, que ‘Turma do Menino Sol’ seja uma boa companhia e faça bem a elas, esse é o principal objetivo. É um agradecimento por toda alegria que as crianças nos trazem diariamente. O Menino Sol é um raio de luz que vem para brilhar e botar um sorriso no rosto de todas as famílias, para encantar o coração com coisas boas."

Sobre o projeto, Rick Bonadio revela detalhes: "Junta música, animação e dança de uma forma bonita e trazendo boas influências para as crianças de todas as idades. Nosso cuidado e atenção com a parte pedagógica têm sido grandes".
 

Ficha técnica
Obra: Turma do Menino Sol
Autores: Autores: Vitor Kley, Rick Bonadio e Jal
Número de páginas: 48
Altura: 20,5 cm
Largura: 20,5 cm
ISBN: 978-65-5539-338-5
Preço sugerido: R? 39,90
 

Sobre os autores

Vitor Kley nasceu em Porto Alegre em 1994. Começou a tocar violão ainda menino e compôs sua primeira canção, "É Bem Melhor", em homenagem à avó. Ficou conhecido internacionalmente após o lançamento da canção "O Sol", que recebeu diversos prêmios, tornando-se uma das canções mais ouvidas no Brasil e em Portugal. Recebeu muitos prêmios e foi indicado ao Grammy Latino com a música "A Tal Canção pra Lua", interpretada por ele e por Samuel Rosa. Agora, se dedica à "Turma do Menino Sol", criando músicas, cuidando das animações, da gravação dos vídeos e da criação dos livros para crianças.

Rick Bonadio lançou diversas bandas e cantores como: Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr., CPM22, NX Zero, Rouge, Vitor Kley e Kell Smith, e trabalhou com artistas como Los Hermanos, Planta & Raiz, Br’oz, IRA!, Fresno, Titãs e Biel. Ganhou vários prêmios, inclusive cinco troféus do Grammy Latino. Foi jurado dos programas Popstar e X-Factor, e participou do quadro "Olha Minha Banda" no "Caldeirão do Huck". Comanda a Midas Music, empresa de gravação, divulgação e empresariamento de artistas. Semanalmente, Rick e a equipe do Midas Music apresentam o "Estúdio 1", podcast sobre música.

JAL - José Alberto Lovetro nasceu em 1955, em São Paulo, e iniciou sua carreira na Folha de S. Paulo em 1973, publicando seu personagem Zélio, o repórter, no suplemento "Quadrinhos". Trabalhou em diversos jornais, revistas, rádios e TV. Ganhou vários prêmios nacionais e estrangeiros. Nos anos 1980 criou, com Gualberto Costa, o Troféu HQMIX, considerado o "Oscar dos Quadrinhos". Publicou virtualmente o livro Efeito HQ com a Professora Dra. Sonia Luyten. Lançou sua música infantil "Sapinho Sertanejo" em conjunto com o músico Marcelo Souza e a cantora youtuber Lívia Oliveira. Atualmente, tem uma empresa de comunicação e é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.