Palco

'Jornal Palhaçal' traz trupe baiana de palhaços em apresentação online gratuita

Projeto ?Pé de Circo na Cidade? encerra temporada de cursos com apresentação especial no YouTube

Foto: Divulgação
Biancorino

Nada de Bonner, Poeta ou Maju. As manchetes mais irreverentes do momento serão dadas pela trupe dos palhaços Biancorino, Caxambó, Ramba e Cabelinho em uma edição extraordinária do “Jornal Palhaçal”, com transmissão online na segunda-feira, 23 de agosto, às 19h pelo YouTube (youtube.com/c/CompanhiadePalhaceOrganicx1). Criado durante a pandemia, o espetáculo traz uma espécie de jornal bem humorado, “com desinformação consciente e conteúdo inteligente” e, desde maio de 2020, conta com apresentações sucessivas ao vivo, via Instagram.

A edição especial desta segunda-feira marca o encerramento do projeto “Pé de Circo na Cidade”, que, desde o ano passado, vem realizando atividades de formação e difusão da arte da palhaçaria em diferentes bairros de Salvador. A apresentação vai reunir os palhaços baianos Biancorino (Alexandre Casali), Cabelinho (Geovane Nascimento), Caxambó (Igor Sant’Anna) e Ramba (Camila Souza), além de alunos que participaram das oficinas de palhaçaria realizadas pelo projeto.

O projeto Pé de Circo da Cidade teve início em março de 2020, ainda presencialmente, com as primeiras oficinas do ‘Curso de Formação de Palhaço’ ministradas por Igor Sant’Anna e Alexandre Casali e direcionada aos moradores do Engenho Velho de Brotas. Com a pandemia, o projeto foi adaptado e retomado em 2021, com novas oficinas realizadas remotamente com moradores dos bairros do Costa Azul e Centro Histórico.

Ao todo, foram mais de 84 inscritos e 152 horas de aulas sobre palhaçaria. O resultado do trabalho será a pauta da edição especial do Jornal Palhaçal que vai ao ar nesta segunda-feira e que contará também com apresentações dos alunos formados pelo curso.

A ideia é que, agora formados, cada um dos palhaços-educadores se torne um mediador cultural no bairro em que reside, mobilizando a própria comunidade para a criação e fortalecimento da cultura da arte de rua. O projeto foi contemplado pelo edital Gregórios – ANO II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e é executado pelas Cia Pé na Terra, Sim Produções Artísticas e Cia de Palhaço Orgânico.
 

Jornal Palhaçal – Pé de Circo na Cidade
Data: 23 de agosto (segunda-feira)
Horário: 19h
Transmissão: YouTube Cia. Palhaço Orgânico (youtube.com/c/CompanhiadePalhaceOrganicx1)