Palco

Espetáculo infanto-juvenil brinca com a troca de letras do alfabeto

É o 'Alfaceto'...

Foto: Divulgação
Teatro
Mãe Gramática

O que aconteceria com as palavras se uma letra do alfabeto resolvesse mudar de lugar por uma paixão ou antipatia? Pois bem, em “Alfabetolândia”, “B” deseja trocar de lugar com “C” no alfabeto, pois não gosta de “A”, por achá-la antipática e metida, além de estar apaixonado por “D”.

Inspirada no clássico mecanismo da comédia em que a troca de personagens causa confusão, a trama do espetáculo infantojuvenil Alfaceto provoca uma nova forma de falar as palavras, criando um universo tão lúdico quanto “nonsense”, onde “bicicleta” vira “cibibleta”, “beiço” vira “ceibo” e “alfabeto” vira “alfaceto”.

Quem não gostou muito dessa confusão foi a “Mãe Gramática”, que quer restabelecer a ordem. Com transmissão gratuita pelo canal https://www.youtube.com/CasaPretaEspacodeCultura, o espetáculo estreia 20 de agosto, às 19h. As apresentações continuam 21 e 22 de agosto (sábado e Domingo), às 16h, e 23, 24 e 25 de agosto (segunda, terça e quarta), às 10h e 16h.

O espetáculo tomou forma nos ensaios virtuais abertos com a participação de crianças convidadas, que, ao final, trouxeram contribuições para a história. Com essa construção coletiva, os autores buscaram adaptar o texto para o ambiente virtual sem perder a essência teatral. Para atender aos protocolos de segurança, cada personagem foi gravado em dias separados com uma equipe técnica reduzida.

A direção do espetáculo optou pela estética inspirada nas plataformas virtuais de reuniões e streaming, aproximando teatro e audiovisual. Sendo um híbrido de ao vivo com cenas gravadas, Alfaceto traz a interação com o público vem através da personagem “Vovó Etimola”, que entra ao vivo para conduzir a história.

Ao final de cada apresentação, a equipe participará de um bate-papo com o público. Segundo o diretor Gordo Neto, “Tínhamos uma certeza: faríamos tudo com o máximo de segurança e com muita criatividade para chegar num resultado interessante, curioso e singular.”

Com a proposta de fortalecer atividades culturais nas escolas, a equipe de Mediação Cultural está contatando escolas particulares e públicas do município para assistirem o espetáculo. Durante a semana, as sessões serão nos dois turnos com o intuito de atender turmas matutinas e vespertinas.

Com direção de Gordo Neto, que também assina o texto juntamente com Camilo Fróes e Fernanda Paquelet, a peça traz nomes de várias gerações do teatro baiano: Fernanda Paquelet, Rui Manthur, Zeca Abreu, Ramona Gayão, Bruno Guimarães, Camilo Fróes, Daniel Farias, Iara Villaça, Igor Epifânio e Mariana Freire.  Alfaceto tem assistência de direção de Vivianne Laert, direção musical de Leonardo Bittencourt, preparação vocal de Marcelo Jardim, cenografia de Ana Kalil e o figurino e maquiagem de Rino Carvalho e produção de Ramona Gayão.

O espetáculo tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Estreia – 20 de agosto, às 19h

Apresentações: 21 e 22 de agosto, às 16h; 23 a 25 de agosto, às 10h e 16h

Link - https://www.youtube.com/CasaPretaEspacodeCultura

 

Ficha Técnica 

Direção: Gordo Neto

Assistência de Direção: Vivianne Laert

Argumento: Gordo Neto

Dramaturgia: Camilo Fróes, Fernanda Paquelet e Gordo Neto

Direção Musical: Leonardo Bittencourt

Composição/Músicas: Gordo Neto, Leonardo Bittencourt, Ricardo Caian

Preparação Vocal: Marcelo Jardim

Coreografia: Patrícia Leitão

Cenografia: Ana Kalil

Figurino: Rino Carvalho

Assistência de Figurino e Costuras: Lucimaureen Agra

Maquiagem: Ramona Gayão e Rino Carvalho

Elenco: Bruno Guimarães, Camilo Fróes, Daniel Farias, Fernanda Paquelet, Iara Villaça

Igor Epifânio, Mariana Freire, Ramona Gayão, Rui Manthur, Zeca de Abreu

Captação de vídeo,  áudio: Fred Alvin e Moisés Victório  - Bogum Ambiente Criativo

Edição de vídeo: Moisés Victório

Animação: Erick Sávio

Passeio virtual e vídeo do cenário: Ana Kalil, Camilo Fróes e Isabella Rotondano

Designer Gráfico: Erick Sávio

Assessoria de Imprensa: Jean Cardoso

Mídias Sociais: Pedro Villaça

Mediação Cultural: Lisa Vietra e Ramona Gayão

Live Streaming: Bogum Ambiente Criativo

Produção: Ramona Gayão