Cinema / Palco / Televisão

Filme-teatro Corte mescla ficção e memória para falar de felicidade, perda, amor e acaso

Novo cartaz do Palco Virtual de cênicas no YouTube

Foto: Priscila Smiths
Atriz ​Geane Albuquerque

A partir do dia 16 de agosto (segunda-feira), o Palco Virtual do Itaú Cultural no YouTube conta com uma nova produção em cartaz: Corte, espetáculo dirigido pela cearense Andreia Pires, que pode ser assistido até 5 de setembro (domingo) no canal da instituição www.youtube.com/itaucultural. Até o dia 22 de agosto, no mesmo espaço virtual, o público pode assistir, ainda, (In)justiça, espetáculo da Companhia de Teatro Heliópolis, com direção de Miguel Rocha, que estreou esse desdobramento do Palco Virtual voltado tanto para a ampliação da programação de artes cênicas do Itaú Cultural, quanto para a difusão da produção cênica em tempos de isolamento.

Corte, que já esteve em temporada virtual nos canais oficiais do elenco, nasceu da provocação da diretora Andreia Pires à Geane Albuquerque, Larissa Goes e Sol Moufer, artistas da cena cearense, que aceitaram viver essa ficção-realidade. Felicidade, perda, amor e acaso compõem as narrações e narrativas desse filme-teatro, no qual as personagens observam recortes da vida, ao som de uma banda incompleta.

Gravada em plano sequência dentro de uma casa antiga do bairro São Gerardo, em Fortaleza, a história provoca um pensamento em partes, separadas por paredes nas quais encontram-se rachaduras profundas e desgastes em relevo talhados pela ação de um tempo desigual, servindo para mirar o lado de lá das coisas. A proposta é fazer dançar com o que se tem, removendo ficções de um corpo para outro e percebendo que num espaço entreaberto há um mundo que não se vê.

Sobre as atrizes e a diretora

Andreia Pires é mestra em artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e técnica em Dança pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). Pesquisa dramaturgias diversas num contexto expandido, e interessado pelo corpo no âmbito das Artes Cênicas. Integra a Inquieta Cia. e transita por diversos projetos como diretora, dramaturgista e coreógrafa.

Geane Albuquerque é atriz licenciada em teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e formada em dança pelo Curso Técnico em Dança do IACC/Senac. Atualmente atua como produtora cultural, arte educadora e trabalha com artistas independentes, além de compor o coletivo Inquieta Cia.

Larissa Goes é atriz e cantora. Sua carreira perpassa por experiências no teatro, no cinema e na TV. Atualmente é graduanda em Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Ceará (UFC), atua em trabalhos com a comunidade surda – tendo trabalhado no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) – e sua pesquisa é voltada para acessibilidade como prática social constante.

Sol Moufer é atriz e desenvolve trabalhos no campo das artes visuais na cidade de Fortaleza. É mestra em artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também faz trabalhos com produção de teatro e audiovisual. Atualmente pesquisa procedimentos para não perder a potência criativa e assim se manter viva!

 

Ficha técnica:

Direção e texto: Andreia Pires

Elenco: Geane Albuquerque, Larissa Goes e Sol Moufer

Fotografia: Priscila Smiths

Direção musical e guitarra: Pedro Madeira

Bateria e teclado: Michael Rodriguez

Tuba: Caio Ramires

Captação de som: Pedro Henrique

Montagem: PH Dias

Cartaz /Arte: Tanilo

Participações: Ariza Torquato, Aline Monteiro, Daniel Rufino, Fernando Henrique, Maria Epinefrina, Rafael Abreu, Natiele Vieira e Well Fonseca

Produção Corte no Itaú Cultural: Entranhamentos Produções

 

Palco Virtual adulto no YouTube

Corte

De 16 de agosto a 05 de setembro (segunda-feira a domingo)

No YouTube do Itaú Cultural:?www.youtube.com/itaucultural

Duração: 43 minutos

Classificação indicativa: 14 anos (relação sexual)

Com Libras, audiodescrição e legenda

 

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural