Música

Programação do #EMCASACOMSESC

Semana começa com show 'Acordiano'

Foto: Batuk Producões
Música
Edu Guimarães e Marcelo Onofri

Há pouco mais de um ano no ar, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo, exceto a apresentação para crianças, no sábado, que ocorre às 15h .

Desde 18 de maio, parte das transmissões do #EmCasaComSesc voltou a ser realizada diretamente das unidades do Sesc na capital paulista, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além disso, as apresentações também seguem sendo transmitidas da casa ou do estúdio de trabalho dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

Terça-feira é dia de música instrumental na programação Música #EmCasaComSesc - e do Instrumental Sesc Brasil. No dia 29/06, o pianista, compositor e cantor Marcelo Onofri e o compositor e acordeonista Edu Guimarães apresentam, direto do palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, "Acordiano", show homônimo ao álbum lançado pelo duo em 2019.

O repertório faz um passeio pela música instrumental clássica e popular brasileira, apresentando obras eruditas sob uma ótica rítmica tipicamente brasileira, e vice-versa, além do diálogo entre o piano e o acordeom, dois instrumentos cujas sonoridades e possibilidades rítmicas, harmônicas e melódicas são a chave deste encontro. Além de músicas do disco "Acordiano" - que traz composições de nomes como Heitor Villa-Lobos e Gustav Mahler -, Marcelo e Edu interpretam temas próprios, a exemplo de "Santa Teresa" (Edu Guimarães) e "Tragitango" (Marcelo Onofri), e obras como "Prelúdio da Suíte N° 1 em Sol Maior" (J.S. Bach).

Marcelo Onofri é pianista, compositor e cantor. Possui três CDs gravados na Áustria, em Viena -"Libertango Trio" (com Dudu Trentin e Ricardo Pereira), "Mar & Bel" e "Hein?" (com a cantora Izabel Padovani) - e outros três gravados no Brasil - "Dança", "Temporâneo" e "Lancelot’s Adventures". Em 2006 foi selecionado para o 9° Prêmio Visa, edição compositor. Compôs trilhas sonoras originais para cinema e teatro. É professor do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, responsável pelas disciplinas Música e Ritmo e Canto para o ator. Estudou na Escola de Música de Brasília, no Conservatório Carlos Gomes (Campinas/SP) e cursou composição e regência na Unicamp. Trabalha também com os grupos Lume Teatro e Barracão Teatro, em ambos atuando como compositor e orientador musical.

Edu Guimarães é músico, compositor, arranjador e professor. Iniciou seus estudos musicais em 1999 como autodidata, tocando em bandas de baile em sua cidade natal, Santo Antônio de Jesus (BA). Atualmente é professor do Conservatório Municipal de Socorro. Dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Déo Rian, Isaías do Bandolim, Israel Bueno, Rolando Boldrin, Amélia Rabello, Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira, Wilson Moreira, Walter Alfaiate, Gabriel Grossi, João Ba, Alegre Corrêa, Marcelo Onofri e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Desde 2011, tem feito trabalhos com companhias de artes cênicas- , a exemplo de Lume Teatro (SP), Nosso Flamenco (SP), Família Burg (SP) e Grupo dos Dez (MG), com os quais se apresentou em diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2018 realizou circulação por mais de seis cidades do interior paulista com o espetáculo "Nosso Flamenco". No mesmo ano gravou e lançou o CD "Memórias do Brasil Pela Sanfona". Em 2019 lançou, em parceria com Marcelo Onofri, o duo Acordiano.