Bahia

Foto de Rui Costa dançando forró em 2017 é usada em "fake news"

A foto passou a ser compartilhada em redes sociais como se fosse deste ano

Foto: Pedro Moraes
Foto de 2017 é compartilhada como se fosse de 2021

O governador da Bahia, Rui Costa, publicou em seu perfil no Twitter uma imagem de 2017, feita pelo fotógrafo Pedro Moraes, em que é visto dançando no Forró Solidário do Hospital Aristides Maltez, com a esposa, Aline Peixoto.

"São João na Bahia costuma ser a melhor festa do mundo. Uma beleza só! Este ano ficaremos em casa, tomando todos os cuidados, mas ano que vem, com fé em Deus e na vacina, comemoraremos em dobro! Viva São João!", escreveu o governador, no dia 24.

A foto passou a ser compartilhada em redes sociais como se fosse deste ano, em uma fazenda chamada Oceania, de uma prefeita do interior da Bahia.

"Essa festa é na fazenda dela", diz em áudio a pessoa que está compartilhando como se fosse deste ano, no interior do Estado, uma festa de 2017, em Salvador.

"Tenho uma prima minha que trabalha na Prefeitura, no setor de Contabilidade. Ela viu os convites sendo lançados nas redes sociais e foi um convite especial para o governador Rui Costa, para estar presente nessa festa lá", afirma.

E passa a condenar o governador, com base na informação falsa: "Acho uma pouca vergonha ele fazer um negócio desses, fechar o São João pra nós não poder [sic] se divertir e ele vai pra festa da prefeita, na fazenda dela, uma festa privada e se divertindo lá sem máscara, todo mundo lá curtindo, bebendo. E aí? Isso está correto? Era pra ele estar em casa, na casa dele, com a famíla dele, em casa, preso também com a  família dele. Mas não".

O Forró Solidário, onde foi feita a foto, em maio de 2017, teve shows do cantor Bell Marques e do forrozeiro Flávio José.