Música

Curta de Casa: Walmir Lima (mestre do samba) festeja 90 anos

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Walmir Lima: "o samba nasceu na senzala"

Quem nunca teve seu verão em Salvador entrecortado por essa música?

Ouça
Ilha de Maré

Quando eu ouço ou lembro de Ilha de Maré, de Walmir Lima, um céu azul explode na minha memória, junto com toda a alegria que invade as ruas que vão do Comércio, em frente à igreja da Conceição da Praia, ao Bonfim, em frente à nossa gloriosa basílica, no dia da lavagem do Bonfim.

O Curta de Casa começa hoje também em festa comemorando os 90 anos de Walmir Lima, junto com artistas e produtores que se reuniram para realizar, de forma independente, o show "Walmir Lima 90”, com a participação do Grupo Botequim e da convidada especial Gabriela Lima, filha do compositor. Rosana Andrade faz a reportagem.

Viva Walmir Lima! E a gente ouve agora “Zé da Cuica”, outro sucesso do nosso amado mestre do samba.

Ouça
Walmir Lima - Zé da Cuica 

***

E vamos para São Paulo. O Itaú Cultural fez coletiva de imprensa on-line para anunciar o lançamento da plataforma de streaming de cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play, que é completamente gratuita e 100% dedicada à produção audiovisual nacional.

Laís Matos sabe de tudo do assunto.

Clique no Play para ouvir sobre a nova plataforma de streaming (a partir de 7 minutos 4 segundos)

***

Ela é talentosa, linda e tudo que canta fica uma beleza. Desta vez ela resolveu cantar a saudade e acabou de lançar nas plataformas digitais “Sempre com Você”, de Yacoce Simões, que também ganhou clipe. Ela é Ana Mametto, que falou ao Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir Ana Mametto (a partir de 10 minutos 35 segundos)

Então vamos ouvir “Pra sempre com você”, de Yacoce Simões, com Ana Mametto.

***

Como transmutar a dor da perda de uma pessoa muito querida, fundamental em sua vida? O escritor Diógenes Moura fez isso em Vazão 10.8 - A Última Gota de Morfina.

Roberto Aguiar conta pra gente.

Clique no Play para ouvir sobre a obra Vazão 10.8 (a partir de 13 minutos 26 segundos)

***

Com a gente Roberto Aguiar e o pessoal da Revista Sobrado. Acesse www.revistasobrado.com.br e curta jornalismo cultural crítico e independente.

***

Eu fico extremamente orgulhosa quando vejo um/uma das minhas ex-alunas fazendo coisas muito bacanas na vida. Esse é o caso de Ana Paula Bispo, jovem jornalista que esteia agora como escritora com seu romance Amarelo Violeta: uma chance para o amor”.

Sensível, inteligente, muito ligada à literatura, Ana Paula, apesar de ser uma menina muito discreta em sala, sempre se destacou.

Saiba mais com Iven Vit.

Clique no Play para ouvir (a partir de 16 minutos 12 segundos)

***

Alô, alô pessoal da Rádio Nova da Língua Portuguesa! Aquele abraço virtual bem apertado! Tamo juntos!

***

A cantora e compositora Sandra Simões acabou de lançar um single inédito e autoral nas plataformas digitais. É a música Ocaso, uma ode ao pôr-do-sol, leve, envolvente e apaixonada, segundo Sandrinha, que conta mais ao Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir Sandra Simões (a partir de 18 minutos 50 segundos)

Ouça
Ocaso - Sandra Simões

***

Arte drag em clima de forró, assim é o espetáculo “São João da Janú”, que tem apresentação ao vivo neste sábado, a partir do palco virtual do Café-teatro Nilda Spencer.

Clique no Play para ouvir sobre o São João da Janú (a partir de 22 minutos 40 segundos)

***

Quem está com saudades de Riachão? Pois o espetáculo “Xô Xuá – Um Samba para Riachão” pode ajudar a acabar com isso.

Clique no Play para ouvir sobre o espetáculo Xô Xuá (a partir de 25 minutos segundos)

***

Eu ouvi, ouvi de novo e gostei muito e cada vez mais de conhecer Andrezza Santos, cantora e instrumentista, que está com seu mais novo disco Eutrópica. A primeira parte do trabalho saiu agora em maio e as próximas virão em agosto e novembro. Ela conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir Andrezza Santos (a partir de 27 minutos 31 segundos)

Ouça
Andrezza Santos - Eutrópica

***

“Chico”, um bem cultural para futuras gerações! Este é o nome do site em homenagem ao artista plástico e cineasta brasileiro Chico Liberato, que ganhou uma plataforma bilíngue e com audiodescrição para eternizar sua obra no mundo digital, com direito a um tour virtual pelas memórias da “Casa Chico e Alba Liberato”.

Iven Vit conta mais.

Clique no Play para ouvir sobre Chico, um bem cultural (a partir de 30 minutos 10 segundos)

***

Neste sábado, 19 de junho, às oito da noite, o Sesc Bahia antecipa os festejos juninos com um show ao vivo de Targino Gondim, transmitido através do canal www.youtube.com/SescBahiaOficial.

Rosana Andrade, que já gosta de uma dança, foi conferir.

Clique no Play para ouvir sobre o show de Targino Gondim (a partir de 33 minutos 52 segundos)

***

A gente se despede ouvindo Esperando na Janela, desejando muito que no ano que vem a gente possa mesmo é estar nas ruas curtindo muito o São João. Beijos!

No vídeo
Targino Gondim - Esperando na Janela