Livros

O Efeito Frankenstein, de Elia Barceló, fala sobre amor e empoderamento

Premiado romance de ficção científica faz viagem entre séculos

Quem é o monstro? O criador ou a criatura? E se você pudesse decidir isso ´´in loco`` vivendo naquela época e conhecendo a ambos?

Em O Efeito Frankenstein, o protagonismo não é nem do criador e nem da criatura, mas de um caso de amor que atravessa os séculos. Em seu premiado romance de ficção científica, a espanhola Elia Barceló nos convida a viajar no tempo com Nora e torcer por essa paixão.

A feminista estudante de medicina conhece alguém muito diferente e cheio de mistérios em pleno baile de carnaval, quando salvam uma criança de se afogar no Rio Danúbio. Como uma ´´Cinderela`` às avessas, o misterioso Max desaparece e Nora vai atrás dele. É quando fica presa no passado. Barceló com maestria situa o leitor no tempo com mudanças no texto que vão da linguagem a hábitos da época e cultura.

Como alguém que luta pelo empoderamento feminino consegue sobreviver em pleno século XVIII? Como lida com o choque de costumes e o impacto da Revolução Francesa? Sem poder voltar a estudar na universidade de Medicina? Sem poder frequentar bares e restaurantes sozinha? Sem poder dormir com o homem que ama?

Assim como Mary Shelley, Nora terá que se rebelar contra a sociedade conservadora e machista da época para viver plenamente sua história de amor e tentar ajudar Frankenstein a construir uma nova vida. Se ela vai voltar ao Século XXI? Só o tempo dirá.
 

Ficha Técnica

Autor: Elia Barceló

Tradução: Ana Maria Doll Portas

Formato: A 21 cm / L 14 cm / P 1,4 cm / 200 g

Número de páginas: 295

ISBN: 978-65-5539-259-3

Preço sugerido: R? 39,00
 

Sobre a autora

Dados pessoais: Elia Barceló nasceu na cidade de Alicante, Espanha, em 1957. Professora e escritora, estudou Filologia Anglo-Germânica na cidade de Valência e Filologia Hispânica nas universidades de Alicante e Innsbruck, Áustria. Atualmente mora em Innsbruck, onde ministra aulas de literatura hispânica e escrita criativa na universidade local. Dentre muitos títulos publicados, seus romances El Caso del Artista Cruel, Cordeluna e O Efeito Frankenstein receberam o prêmio edebé de Literatura Juvenil em 1998, 2007 e 2019, respectivamente. Também publicou romances para jovens, inúmeros contos e um ensaio sobre Julio Cortázar.