Cinema

Heliópolis é inspiração para o documentário 'Cidade do Sol'

Documentário cênico exibe memórias pessoais e coletivas da população de Heliópolis

Foto: Divulgação
O documentário consiste em uma pesquisa pelas memórias esquecidas de Heliópolis
O documentário consiste em uma pesquisa pelas memórias esquecidas de Heliópolis

O grupo de teatro Impacto Agasias transmite ao público, a partir do dia 29 de maio, sábado, 20h, o documentário cênico Cidade do Sol - uma homenagem à menina luz - Arquivo I. Essa, que é a primeira parte do projeto, fica em cartaz até o dia 20 de junho, sucedida por sua continuação, com o subtítulo Arquivo II. Ambos são veiculados pelo canal de Youtube do grupo (https://www.youtube.com/c/ImpactoAgasias)

O Arquivo I faz parte do projeto Cidade do Sol – quem conta um conto aumenta um ponto, contemplado pela 5ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da  cidade de São Paulo.

 O documentário consiste em uma pesquisa pelas memórias esquecidas de Heliópolis, bairro localizado na Zona Sul de São Paulo que ainda é alvo de preconceitos e desinformações, muitas vezes gerados pela grande mídia, sobre quais são as dinâmicas e no que consiste uma comunidade periférica.

Na obra, os personagens centrais são os próprios moradores de Heliópolis - a maioria migrantes nordestinos -, cujos depoimentos foram colhidos ao longo de 2018 e 2019.
 
Ao documentar o bairro, o grupo se deparou com muitas histórias de luta e resistência como a de Cleide, Genésia e Neguinha, importantes lideranças na luta por moradia no bairro, e de representantes do movimento de mulheres na luta feminista. Também foram ouvidos professores como Orlando e Braz que, junto a outros educadores, lutam para fazer de Heliópolis um bairro educador.
 
"Fazer documentário não é exatamente narrar o que aconteceu e como aconteceu, trata-se de um olhar para a realidade, a fim de que essas memórias sejam lembradas. Como, por exemplo, a história da estudante Leonarda, que há 22 anos foi morta a tiros e a comunidade fez desse acontecimento símbolo de resistência e luta por direitos sociais", conta Carolina Angrisani, diretora e roteirista do documentário.

 

Anote


O Quê: Cidade do Sol - uma homenagem à menina luz [DESMONTAGEM] - Arquivo I
Temporada: Dias 29 e 30/5, 5, 6, 18 e 20/6. Sextas e sábados, 20h e domingos, 19h
Exibição: YouTube.com/impactoagasias
Duração: 40 Minutos
Classificação Indicativa: 16 Anos
Grátis