Televisão

Café, mandioca e frutas no Rural Produtivo na TVE

A cultura do café da Bahia tem se tornado destaque no país e atrai consumidores de todo o mundo

Foto: Divulgação
Café
O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

O Rural Produtivo deste sábado (29) mostra o quanto a força das cooperativas torna a agricultura familiar autossustentável com o cultivo do café.

Ainda nesta edição, o programa apresenta a diversidade de um quintal produtivo na comunidade Várzea do Curral, no município de Queimadas, e a produção de mandioca e frutas da comunidade Grota das Oliveiras, na cidade de Saúde. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

A cultura do café da Bahia tem se tornado destaque no país e atrai consumidores de todo o mundo. A Bahia tem em média 10 mil cafeicultores, com uma área total de produção de 130 mil hectares.

Na Chapada Diamantina, a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã) é uma das cooperativas que reúne cafeicultores na agricultura familiar, com grandes resultados na produção e comercialização do café.

Já em Seabra, o cooperativismo ajudou a impulsionar o desenvolvimento da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos (Cooperbio), fundada por um grupo de produtores que tinham o objetivo de agregar um maior valor ao produto e tornar a lavoura sustentável. 

Nos quintais produtivos, as famílias desenvolvem atividades de produção para sua alimentação, comercialização e doação. O programa vai mostrar o quintal produtivo de seu Valdemar Souto, agricultor da Comunidade Várzea do Curral, que conta como se dedica junto com a sua esposa à sua produção, sobretudo de morangos, referência na região em função das práticas agroecológicas desenvolvidas, como o manejo do solo, adubação, no uso de insumos, entre outros, que vem fazendo do morango uma cultura produtiva bem importante na propriedade. 

Na comunidade quilombola Grota das Oliveiras, na cidade de Saúde, o programa vai mostrar a crescente produção de mandioca e frutas das famílias que recebem apoio do projeto pró-semiárido, parte integrante de um conjunto de ações do Governo do Estado para erradicar a pobreza na região, levando políticas públicas de desenvolvimento rural para a comunidade.

As frutas que antes eram perdidas por não terem como escoar, viram agora produtos com maior prazo de validade. A localidade de difícil acesso, já recebeu energia solar, suporte hídrico, além de uma estrutura para produção de alimentos que melhora a segurança alimentar e nutricional das famílias. 

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  

Anote:  

O Quê: Programa ‘Rural Produtivo  

Quando:Sábado (29), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h  

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline