Televisão

Relembre novelas que bombaram "fora do mundo" da TV Globo

Confira novelas que fizeram o maior sucesso em outras emissoras e estremeceram a audiência da TV Globo

Foto: Reprodução/YouTube
Em 1990, Cristiana Oliveira eternizou na novela Pantanal a personagem Juma Marruá
Em 1990, Cristiana Oliveira eternizou na novela Pantanal a personagem Juma Marruá

Desde março do ano passado, logo no início da pandemia da Covid-19, diversos canais brasileiros tiveram que se virar no 30 para continuar chamando a atenção dos seus telespectadores. Com o cancelamento de gravações de programas, as emissoras também tiveram que deixar de lado a atualização de suas novelas. Devido à suspensão, o público de casa teve que acompanhar histórias da teledramaturgia já exibidas.

Acertando em cheio com as escolhas dos títulos, as direções dos canais se surpreenderam com a aceitação das pessoas. A Globo, por exemplo, incluiu na sua plataforma de streaming folhetins icônicos e soube muito bem agradar diversas gerações. Mas o que muita gente sabe é que não só é a Globo que bomba com as suas obras aqui no Brasil. A concorrência também sabe ousar quando o assunto é retratar histórias.

Veja quatro tramas que bombaram entre os brasileiros 'fora no universo' da TV Globo.

Pantanal

Entre março e dezembro de 1990, a extinta Rede Manchete fez um tremendo sucesso com a exibição de Pantanal. A trama de Benedito Ruy Barbosa chegou a bater de frente com a Globo, agradando seus telespectadores a cada capítulo. Por causa do sucesso, a novela vai ganhar um remake na própria Globo em 2022. A primeira versão eternizou Cristiana Oliveira no papel da intensa Juma Marruá.

 

Chiquititas

Em 1997, o SBT lançou o fenômeno infantil Chiquititas. Exibida na época na faixa das 19h, a trama estrelada por Fernanda Souza e Flávia Monteiro emocionou baixinhos e altinhos, com os dramas das crianças do orfanato Raio de Luz. O estouro foi tão grande que a obra da autora Cris Morena se tornou um dos principais nomes do entretenimento no país.

 

 

Prova de Amor

Com a retomada da teledramaturgia em sua programação, a Record exibiu entre 2005 e 2006 a novela Prova de Amor. Desenvolvida por Tiago Santiago, com a colaboração de Altenir Silva, Luiz Carlos Maciel, Anamaria Nunes e Maria Cláudia Oliveira, a trama protagonizada por Lavínia Vlasak (Clarice) e Marcelo Serrado (Daniel Avelar) deu tão certo que a imprensa rasgava elogios.

 

 

Floribella

A Band também é marcada por lançar novelas. O canal paulista ameaçou a audiência da concorrência com a criação de Floribella, conseguindo o mesmo feito que Chiquititas alcançou na década de 1990, no SBT. Protagonizada por Juliana Silveira, ex-Globo, a trama juvenil emplacou duas temporadas, além de estar presente nos lares dos fãs por meio de revistas, discos, brinquedos, entre outros produtos que mexiam com o imaginário das pessoas.