Palco

'Crianças #EmCasaComSesc' recebe a Trupe Dunavô

Com o espetáculo "É Mesmo uma Palhaçada"

Foto: Julio Leão
Teatro
É Mesmo Uma Palhaçada

No ar desde maio do ano passado, a programação do Crianças #EmCasaComSesc segue em 2021 com apresentações diversificadas, sempre mesclando artistas, companhias e grupos consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas.

As transmissões permanecem aos sábados, mas este ano em novo horário, às 15h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

Em conformidade ao anúncio do Governo de São Paulo que reclassificou todo o estado para a fase de transição da quarentena, a qual flexibiliza regras e libera a retomada de alguns setores da economia, mas atividades culturais só a partir de 24 de abril, as transmissões do #EmCasaComSesc permanecem sendo realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.

Neste sábado (24/04), às 15h, Gabi Zanola e Renato Ribeiro, da Trupe DuNavô, apresentam direto de São Paulo a montagem "É Mesmo Uma Palhaçada" . A obra conta a história de um grupo de palhaçaria que se prepara para realizar um espetáculo virtual.

Os integrantes arrumam as luzes e checam se as pessoas estão se conectando, mas percebem que foram parar na live errada. Para entreter o público e encontrar uma solução para sair da enrascada, eles passam a improvisar cenas, enquanto vasculham o cenário e a casa a fim de encontrar objetos que possam ajudar no improviso.

Passeando por ilusionismo, mágica, dança e outras variedades circenses, os artistas se revezam apresentando cenas clássicas e autorais, arrancando boas gargalhadas, num verdadeiro resgate da memória do circo.

Durante a apresentação, o grupo propõe uma atividade realizada a partir de técnicas circenses como malabares, mágica, acrobacias e jogos de palhaçaria, além de outras pouco conhecidas, convidando as crianças e suas famílias a entrar no picadeiro, a partir de suas casas, e se divertir com "brincadeiras de circo".

A Trupe DuNavô - formada por Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos - comemora, em abril de 2021, onze anos de pesquisa com a arte da palhaçaria, utilizando o espaço urbano e a interação que se estabelece entre o palhaço e as pessoas, nesse contexto, como matéria-prima de seus processos de criação.

Com seus diferentes projetos, a trupe já passou por importantes palcos do teatro e do circo, como Espaço dos Parlapatões, Festival Nacional de Teatro de Jales, XII Festival Nacional de Teatro de Limeira, Circuito SP de Cultura, Festival Risadaria, Circuito Cultural Paulista (APAA - Associação Paulista de Amigos da Arte), Festival Paulista de Circo, Viagem Teatral SESI 2017, Galpão do Folias, Virada Sustentável, Festival em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato.