Artes Visuais / Palco

Obra de dança audiovisual questiona: o que era o futuro?

Experimento 'Estio_rito em lapso' será exibido no palco digital do Teatro Castro Alves

Foto: João Rafael Neto e Neemias Santana
O Nii Colaboratório é uma plataforma de artistas e produtores da dança
O Nii Colaboratório é uma plataforma de artistas e produtores da dança

No dia 28 de abril (quarta-feira), véspera do Dia Internacional da Dança, o Nii Colaboratório estreia “Estio_rito em lapso”, um experimento audiovisual totalmente criado em meio à pandemia.

O elenco possui nove artistas da dança da Bahia, foi também responsável pelo próprio registro em vídeo de suas interpretações, sob direção artística de Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana, direção de fotografia de João Rafael Neto e trilha sonora de Ramon Gonçalves.

O trabalho entra no ar às 19h, no canal de YouTube do Teatro Castro Alves (TCA) – www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial –, que abriga esta exibição inédita dentro do palco digital “TCA de Braços Abertos – Especial Mês Internacional da Dança”.

O Nii Colaboratório é uma plataforma de artistas e produtores da dança, articulada com os diversos campos da arte, que desenvolve, a partir da capital baiana, ações locais e internacionais de criação, formação, pesquisa e difusão.

Em 2018, Nii estreou o espetáculo futurista “Estio”, que se elaborou a partir de ideias de um mundo desolado e em ruínas, recursos escassos, contexto geral ameaçador e pouco conhecido.

Esta premissa, que então soa como presságio para os tempos de agora, se atualizou de sentidos na circunstância pandêmica e teve sua pertinência revisitada na proposição do projeto “Estio_Distopias Coreográficas”, que resultou nesta criação que é entrecruzada por futuro, isolamento, precariedade, exaustão, sobrevivência.

“Estio_Distopias Coreográficas” foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Anote

O Quê: Estio_rito em lapso

Quando: 28 de abril de 2021 (quarta-feira), 19h

Onde: Canal de YouTube do Teatro Castro Alves (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial)