Gastronomia

Guia da Culinária Afro-Baiana Traz Receitas

E Histórias de 21 Pratos da Culinária Baiana

Foto: Divulgação

O Guia da Culinária Afro-baiana convida a todos a embarcarem em uma viagem deliciosa repleta de sabores e saberes, onde o uso do azeite de dendê, do leite de coco, dos frutos do mar e da pimenta é a porta de entrada para um mundo vasto de iguarias da Bahia. Em versão digital https://viagemcomdrdende.com.br/, o guia traz receitas e histórias de 21 pratos que mostram a pluralidade dos ingredientes e pratos da culinária baiana vivenciada na Baía de Todos-os-Santos, Salvador e o Recôncavo, como: Moqueca, Maniçoba, Sarapatel, Efó, Galinha ao Molho Pardo, Bolinho de Estudante, Cocada, entre outros. O lançamento será dia 08 de abril de 2021, às 20h, pelo Instagram do @dr_dende.

O Guia é composto por ilustrações dos pratos e seus ingredientes, mostrando como a contribuição afrodiaspórica inclui também técnicas de preparo, modificações de receitas e adequação do cardápio ritual das religiões de matriz africana. Segundo o ilustrador Davi Barreto, “Todos os desenhos criados para o guia têm cores e tons captados de fotos do próprio prato. Descobri que a Bahia tem mais cores do que eu imaginava.” Além dos principais pratos da culinária afro-baiana feitos com dendê, o guia traz também os alimentos marcados pela ausência dele: os doces que não faltam nos tabuleiros das baianas de acarajé e as comidas feitas com vísceras. Os leitores irão conhecer alguns pratos que quase caíram no esquecimento e saber curiosidades sobre outras comidas que não saem da mesa do baiano.

Para o mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, Vagner Rocha, “Assim como a vida, a culinária baiana é dinâmica e se reinventa todos os dias, sempre que a dona de casa cria uma nova comida para aproveitar o almoço do dia anterior, todas as vezes que a cozinheira substitui o azeite de dendê pelo de oliva ou quando alguém resolve adaptar uma receita pelos motivos mais diversos.”