Palco

'Guardado em Silêncio' retrata o papel do cristão no holocausto

Espetáculo é da CIA ALVO, especializada em retratar histórias de personagens bíblicos

Foto: Divulgação
O holocausto aconteceu a luz do dia, enquanto as pessoas viviam sua rotina normalmente
O holocausto aconteceu a luz do dia, enquanto as pessoas viviam sua rotina normalmente

O espetáculo “Guardado em Silêncio” com apresentações on-line em abril pela plataforma Sympla aborda a questão do nazismo e o papel do cristão em meio ao holocausto. 

Na trama, um soldado alemão cristão presencia em silêncio, sua amiga de infância judia ser levada pelos oficiais nazistas durante a “noite dos cristais quebrados”, que em 1939, marcou o início do holocausto, e isso gera um profundo arrependimento, que passa a atormentar o protagonista dia e noite.

É neste contexto histórico e cenário caótico que se passa a peça, trazendo uma reflexão sobre o arrependimento acerca da questão da omissão diante de uma tragédia, e ao mesmo tempo, traz uma mensagem cristã sobre a necessidade de “renovação da mente” retratada no livro de Romanos 12:2 que diz: “E não sedes conformados com este mundo, mas sedes transformados pela renovação do vosso entendimento...”.

O holocausto aconteceu a luz do dia, enquanto as pessoas viviam sua rotina normalmente. Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos em câmaras de gás instaladas em campos de concentração e extermínio. 

“Durante o holocausto toda a humanidade era culpada do segundo pecado original. Cometido tanto por ação, omissão ou ignorância propositada”.

Houve uma vergonhosa indiferença do mundo diante da atrocidade que foi o genocídio do povo judeu. O papa se manteve neutro. Houve recusa por parte dos “Aliados” para bombardear os campos de concentração - para não “desviar o foco dos esforços de guerra” - durante a Segunda Guerra Mundial.

A população em geral se manteve silenciosa e de certa forma conivente, com exceção de alguns, que posteriormente foram homenageados e hoje possuem lugar no jardim do museu do holocausto com árvores plantadas com os seus respectivos nomes.

Os maiores crimes da humanidade foram perpetrados graças ao silêncio das chamadas pessoas de bem, por isso, faz muito sentido a frase: “O que preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”, e esta mensagem está em uma das falas do espetáculo: Todos os dias alguém morre, porque alguém não fez nada”, explica Fabiano Moreira, diretor do espetáculo.

 

Anote:

O quê:  “Guardado em Silêncio”

Quando: Toda terça-feira às 20h (em português)

               Toda Quinta-Feira às 20h (em espanhol)

Valor: R$25,00 reais

 

Link para ingresso de terça-feira em português:

https://www.sympla.com.br/guardado-em-silencio---temporada__1135963 

 

Link para ingresso de quinta-feira em espanhol:

https://www.sympla.com.br/guardado-en-silencio__1142087?token=f010046a124bde8eae46b6f5db66ce1c