Cinema

Sabedorias Indígenas em Ação lança primeira temporada com 24 documentários

Dois vídeos são lançados por dia no canal do YouTube

O projeto “Sabedorias Indígenas em Ação” que visa contribuir com a salvaguarda dos patrimônios culturais imateriais indígenas propagando as suas sabedorias via registro audiovisual, lança uma primeira temporada com 24 documentários de curta duração no canal do YouTube “Mensagens da Terra” até o dia 10 de abril.

Entre as etnias que foram entrevistadas pelo diretor de cinema Sebastian Gerlic estão os Tupinambá, Pataxó, Pataxó Hãhãhãe, Ymboré, Pankararu e Kariri-Xocó. 

Entre os temas dos “Encontros Digitais de Diálogo com os Indígenas” foram lançados “Reconectar com a Terra”, dia 02 de abril (sexta-feira), das 16h às 17h; “Aprender na Diversidade”, dia 03 de abril (sábado), das 11h às 12h; “Cuidar da Mãe Terra”, dia 05 de abril (segunda-feira), das 20h às 21h; “Ciência e Pajelança”, dia 07 de abril (quarta-feira), das 14h às 15h e o tema “Viver em Harmonia”, dia 08 de abril (quinta-feira), das 20h às 21h.

No mês de janeiro de 2021 foram realizadas as entrevistas com diferentes gerações de indígenas como: crianças, jovens, adultos e anciãos, dentre os quais dois caciques, um pajé e vários professores indígenas, homens e mulheres. Os próprios indígenas apresentaram suas opiniões, visões e sentimentos sobre temas diversos como: a pandemia e outros males que assolam a sociedade, os conhecimentos tradicionais, o estilo de vida indígena, a espiritualidade indígena entre outros.

Nhenety Kariri-Xocó, indígena e sócio da OSC Thydêwá comentou sobre a importância dos curtas para a circulação dos saberes da cultura indígena. "Fazer vídeos é muito bom para conectar diversidades e para partilhar conhecimentos. As mensagens que estão na série de vídeos foram feitas com nossos corações, facilitando ao mundo reconhecer nossas "Sabedorias Indígenas".

Motivados por objetivos em comum, a OSC Thydêwá e Gerlic construíram uma parceria que vai superar os resultados que cada projeto teria atingido isoladamente. Trabalhando os projetos de forma sinérgica, a equipe percorreu mais de 5.000 quilômetros durante o mês de filmagens, realizando 24 entrevistas com 24 indígenas pertencentes a seis etnias diferentes. Na parceria estão também envolvidos mais de 12 profissionais da Bahia, as produtoras Efeito Coletivo Audiovisual e Novo Ciclo Produções, e seis comunidades indígenas, sendo quatro da Bahia, uma de Pernambuco e uma de Alagoas; todos somando esforços para promover um novo olhar sobre os indígenas e o mundo.

O diretor cinematográfico dos curtas Sebastián Gerlic comemora a parceria e diz que "ser contemplado com o Prêmio Emília Biancardi, que visa fomentar a Preservação dos Bens Culturais Populares e Identitários, foi muito relevante para mim, já que poucas políticas públicas têm atendido essa temática. Eu pensei em aproveitar as tecnologias digitais para promover pontes entre Mestras e Mestres indígenas e o grande público. Fazer uma parceria com a OSC Thydêwá veio fazer com que o projeto premiado crescesse muito. Desenhamos juntos ações de interação com a população para promover o diálogo na diversidade. Contamos com mais de 10 indígenas dispostos a usar a internet para mostrarem seus vídeos e dialogarem com o público. Criamos uma campanha que apelidamos juntos: "Sabedorias Indígenas em Ação".

Os indígenas apresentam sabedorias e valores ancestrais que praticam no cotidiano, são patrimônios culturais imateriais estratégicos para lidar com a crise global em todas suas dimensões, desde a climática, a econômica, a social e a espiritual. “A ideia é compartilhar essas práticas entre indígenas e não indígenas favorecendo um diálogo intercultural sobre o mundo que queremos. Neste momento do projeto estamos agendando com os interessados os encontros digitais de diálogo, uma oportunidade importante para o crescimento enquanto pessoas e sociedade”, destaca o diretor cinematográfico dos curtas Sebastián Gerlic.

Serviço 1: “Sabedorias Indígenas em Ação” lança primeira temporada com 24 documentários de curta duração

Data: Lançamentos da temporada até 10 de abril

Local: Canal “Mensagens da Terra” no YouTube www.youtube.com/mensagensdaterra

 

Facebook https://www.facebook.com/thydewa

Instagram https://www.instagram.com/ong_thydewa/

YouTube www.youtube.com/mensagensdaterra