Mundo

Morre na Inglaterra aos 99 anos marido da rainha Elisabeth II

Philip se tornou consorte depois do falecimento do rei George VI, em 1952

príncipe Phillip
príncipe Philip

A Família Real britânica informou nesta sexta-feira, 9, a morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, as 99 anos de idade.

"É com profunda tristeza que a rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o príncipe Philip, duque de Edimburgo. Morreu pacificamente nesta manhã no Palácio de Windsor", diz o comunicado da Família Real.

O duque de Edimburgo, conde de Merioneth e barão de Greenwich, também chamado Philip Mountbatten, príncipe da Grécia e Dinamarca, iria completar 100 anos. Ele nasceu em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu.

A saúde do príncipe Philip vinha se deteriorando lentamente há algum tempo. Ele anunciou que estava renunciando aos compromissos reais em maio de 2017, brincando que não conseguia mais se levantar. 

Fez uma última aparição pública oficial no final daquele ano, durante um desfile da Marinha Real no pátio do Palácio de Buckingham.

Desde então, ele raramente foi visto em público, passando a maior parte de seu tempo na propriedade Sandringham da Rainha em Norfolk, embora se mudasse para ficar com ela no Castelo de Windsor durante os períodos de bloqueio durante a pandemia de Covid-19 e onde o casal celebrou discretamente seus 73 aniversário de casamento em novembro de 2020. Ele também comemorou seu 99º aniversário em confinamento no Castelo de Windsor.

O duque passou quatro noites no hospital King Edward VII em Londres antes do Natal de 2019 para observação e tratamento em relação a uma “condição pré-existente”.

Apesar de ter feito uma cirurgia no quadril em abril de 2018, ele compareceu ao casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle um mês depois e foi visto sentado ao lado da Rainha em uma partida de pólo no Windsor Great Park em junho. Ele e a rainha perderam o batizado do príncipe Louis de Cambridge em julho de 2018, mas ele foi visto participando de Crathie Kirk perto de Balmoral em agosto e dirigindo seu Land Rover na região rural escocesa em setembro.

O Príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca, bisneto da rainha Victoria (como a própria rainha Elizabeth II), nasceu em uma mesa de cozinha na ilha de Corfu.

Pouco mais de um ano depois, em dezembro de 1922, foi retirado da ilha em uma caixa de laranjas com o restante da família em um navio britânico, quando o tio, o rei Constantino I da Grécia, avô da rainha da Espanha, teve que partir para o exílio.

Philip e Elizabeth
A princesa Elizabeth e Philip Mountbatten durante o noivado em julho de 1947

Philip desempenhou papel-chave na modernização da monarquia no período após a Segunda Guerra Mundial e, por trás dos muros do Palácio de Buckingham, era a única figura central para a qual a rainha podia se voltar e confiar.

"Ele tem sido, simplesmente, minha força e permanência todos esses anos", disse Elizabeth em uma rara homenagem pessoal a Philip feita em um discurso para marcar o 50º aniversário de casamento de ambos em 1997.

Elizabeth e Philip casaram-se no dia 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster, com cerca de 2 mil convidados presentes e outros 200 milhões ouvindo a cerimônia pelo rádio.

Eles se conheceram em 1939, quando Philip da Grécia tinha 18 anos e a então princesa, 13. A futura rainha, apelidada de "Lilibet", contou mais tarde que sentiu amor à primeira vista pelo louro alto de olhos azuis. Ele, por sua vez, nunca confessou se o sentimento foi recíproco.

Em 28 de fevereiro de 1947, Philip tornou-se súdito britânico, renunciando a seu direito aos tronos grego e dinamarquês e adotando o sobrenome de sua mãe, Mountbatten. 

O primeiro filho do casal, Charles Philip Arthur George, nasceu em 1948. Ele foi acompanhado por Anne Elizabeth Alice Louise (nascida em 1950), Andrew Albert Christian Edward (nascido em 1960) e Edward Anthony Richard Louis (nascido em 1964).

Oito netos também sobrevivem a Philip: Peter e Zara Phillips; Príncipe William e Príncipe Harry; As princesas Beatrice e Eugenie; e Lady Louise Windsor e James, Visconde Severn. Ele tinha 10 bisnetos.

O príncipe fazia comentários considerados racistas ou insensíveis, atraindo muita atenção indesejada para a família real.

Um comentário sobre os estudantes britânicos ficarem com "olhos semicerrados" durante uma visita à China na década de 1980 tornou-se um símbolo de sua maneira frequentemente desprotegida.

Frases do príncipe Philip

-- "Andavam dizendo que precisavam de mais tempo livre e agora se queixam de que estão desempregados."

-- "Pergunto-me como seria reencarnar na pele de um animal cuja espécie tivesse quantidades tão reduzidas que se encontrasse em risco de extinção. Como se sentiria em relação à espécie humana que com o seu aumento populacional explosivo lhe negou um lugar para existir… Tenho de confessar que me sinto tentado a pedir para reencarnar como um vírus particularmente mortal."

-- "Nunca vejo a cor da comida caseira. Tudo que me dão para comer é um monte de fricotes sofisticados."

-- "As mulheres britânicas não sabem cozinhar."

-- "O homem que inventou o tapete vermelho precisava ter sua cabeça examinada." [em visita ao Brasil, em 1968]

-- "Você é uma mulher, certo?" [após receber um presente de uma mulher queniana]

Repercussão

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, emitiu nota lamentando o falecimento do Príncipe Philip.

"Príncipe Philip viveu uma vida extraordinária - como herói naval na Segunda Guerra Mundial, como homem que inspirou incontáveis jovens, e, acima de tudo, como consorte leal da Sua Majestade, a Rainha. E é para Sua Majestade e família que os pensamentos de nossa nação devem se voltar hoje.", diz Johnson, em nota emitida pelo governo britânico. "Agradecemos, como nação e Reino, pela vida e obra extraordinárias do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo", segue o premiê.

Boris Johnson lembra que Príncipe Philip e Rainha Elizabeth foram casados por mais de 73 anos - o casamento ocorreu mais de cinco anos antes da morte do Rei George IV, que deu o trono à Elizabeth. "Foi o consorte mais antigo da História", afirma o primeiro-ministro. "Lembramos o Duque, por tudo isso e, acima de tudo, por seu apoio constante a Sua Majestade, a Rainha. Não apenas como consorte, ao seu lado todos os dias de seu reinado, mas como seu marido, sua força e permanência".

A notícia da morte do consorte ocorre pouco tempo depois de mais uma crise na Coroa mais famosa do mundo. No mês passado, príncipe Harry, neto de Philip e Elizabeth II, e sua esposa, Meghan Markle, acusaram a Família Real de ter manifestado preocupação com o tom de tele do neto do casal, Archie, durante uma entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, nos EUA. Harry esclareceu, contudo, que seus avós não participaram das conversas de tom racista. Meghan Markle é afro-americana e é a primeira pessoa negra a casar com um integrante da Família Real britânica.