Televisão

Desenho infantil com dublagem de Tia Má estreia no Canal Futura

Conteúdo educativo aborda temas como protagonismo das crianças, diversidade e resolução de conflitos

Foto: Divulgação
Desenho
Produção baiana "As Aventuras de Amí" entra no ar no próximo dia 6
Instagram Maíra Azevedo

Maíra interpreta Dora, mãe de Amí, uma menina de 8 anos

A influenciadora digital e jornalista Maíra Azevedo, conhecida como  Tia Má, colaboradora do programa "Encontro com Fátima Bernardes", vai poder ser encontrada em nova função a partir do próximo dia 6, no Canal Futura.

Ela é dubladora da animação "As Aventuras de Amí", produção baiana que faz parte da nova faixa de programação do canal, voltada para o público infantil. 

Maíra interpreta Dora, mãe de Amí, uma menina de 8 anos que usa a imaginação e o bom humor para lidar com os desafios do dia a dia.

A nova faixa de programação infantil educativa do Futura estreia a partir do dia 5 de abril, com animações, séries e programas produzidos em diferentes partes do mundo. Vai ao ar de segunda-feira a domingo, das 7h às 9h, e de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, com distribuição de conteúdo também pelas plataformas Canais Globo e Globoplay, com acesso gratuito.

Organizada por faixas etárias - de 3 a 7 anos e de 8 a 12 anos -, a programação vai abordar, de forma lúdica, temas como protagonismo infantil, diversidade, inclusão, cultura, inovação, convivência na escola, resolução de conflitos, relações familiares e empatia, com conteúdos que desenvolvem habilidades adequadas a cada idade.

O conteúdo se alinha às diretrizes de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atuando em áreas do conhecimento como ciência, matemática, alfabetização, linguagens e socialização.

Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da Fundação Roberto Marinho em parceria com a consultoria Singular - Mídia e Conteúdo, a curadoria selecionou produções que retratam a infância a partir do ponto de vista da criança, em um painel de pluralidade e diversidade cultural. São títulos como a animação nigeriana "Bino & Fino"; as séries colombianas "Nossas Brincadeiras" e "Cienciheróis"; a argentina "Neuroquê?" e as ficções australianas "Primeiro Dia", em que a protagonista é uma adolescente transgênero e sua experiência na nova escola, e "Jogo Duro", que fala sobre conflitos na escola e inclusão a partir do esporte.
 

Entre as produções brasileiras estão ainda a animação "Bia Desenha", de Pernambuco, e a série de ficção "Tabuh!", que aborda temas sensíveis como morte e sexualidade.
 

No Brasil, o Futura é parceiro exclusivo do projeto e produziu dois episódios, com crianças selecionadas a partir de fóruns e grupos de pesquisa. Um acompanha uma menina indígena que enfrenta barreiras impostas às mulheres em sua cultura, numa aldeia no Amazonas; o outro mostra um garoto que perdeu o pai para a Covid-19, em São Paulo.
 

"Em momentos como o que vivemos, o combate às desigualdades reforça o papel social de uma TV Educativa. Estar pronta para se adaptar às necessidades de uma geração atropelada pela pandemia é um compromisso necessário. Seja com uma história, um personagem, um contexto, uma narrativa encantadora ou até uma simples dúvida que desperte o pensamento crítico, os recursos audiovisuais podem e devem ser um bom ponto de partida para transformações", analisa José Brito, gerente do Canal Futura.
 

Das 35 milhões de crianças brasileiras (de 0 a 12 anos incompletos), segundo dados da Pnad Contínua, 72,3% vivem em domicílios com renda per capta de até 1 salário mínimo; e 50% dos pais ou responsáveis não completaram a escolaridade básica. Ao mesmo tempo, 97% dos domicílios têm TV e celular.

Os dados estão reunidos na Plataforma Juventude Educação e Trabalho, iniciativa da Fundação que oferece um panorama desses três temas no país.
 

Anote

O quê:As Aventuras de Amí -  A animação aborda o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças, seus ritos de passagem e desafios, com a premissa de que a imaginação transforma o mundo em um lugar mais divertido.

Onde: Canal Futura

Estreia: 6/04. Terça e Quinta-feira, 7h