Música

Programa de Estudo em Dança Afro-brasileira abre inscrições

As aulas do Afrossá acontecem de 21 de fevereiro à 10 de abril . 100% online e gratuito

Foto: Divulgação
Carlos Ujhama
A programação tem a direção Carlos Ujhama membro do Conselho Internacional de Dança CID/Unesco

Estão abertas as inscrições para o Afrossá – Programa de Estudo e Certificação Internacional em Dança Afro-brasileira, com apoio da Unesco, atividade 100% online e gratuita, que acontece de 21 de fevereiro à 10 de abril.

Sob a direção do professor Carlos Ujhama (membro do Conselho Internacional de Dança CID/Unesco), a programação contará com grandes nomes do universo da dança, como Antonio Cozido, Rosangela Silvestre e Jorge Watusi.

“Essa é uma oportunidade única de valorizar a nossa diversidade cultural, considerando o que uma comunidade é capaz de expressar simbolicamente, traduzido em respeito à sua história, valores e modos de agir na convivência com a natureza e com os outros”, comenta Ujhama.

A atividade é parte do Edital Jorge Portugal | Prêmio Aldir Blanc, BA, e as inscrições devem ser feitas através da plataforma do evento ( https://www.efai.art.br/afrossa ).  As vagas  são limitadas.

O Afrossá  é um programa de Estudo e Certificação Internacional em Dança Afro-brasileira CID/Unesco que saúda a multiplicidade musical rítmica desenvolvida através da mistura das matrizes étnicas . É um movimento cultural brasileiro capaz de promover o respeito pela diversidade cultural e suas expressões em âmbito nacional e internacional. 

O programa  é desenvolvido pelo IABACE – Instituto Afro Brasileiro de Artes Cultura e Educação, que está sob a coordenação do professor Ujhama. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo do Estado.

Na ocasião, serão premiados ainda dois trabalhos dos participantes. A premiação irá garantir aos vencedores a inscrição, como estudantes NÍVEL 1, do programa AFROSSÁ , passaporte universal dos estudos de dança, válido em mais de 170 países – equivalente ao valor de R$ 400 reais, cada.

Um dos motes principais do Afrossá, será a Década Afro descendente que valoriza o reconhecimento e a justiça para o desenvolvimento dos artistas da Bahia.

Na abertura, a mesa será composta pelos principais parceiros do IABACE e instituições renomadas, como FUNCEB e SEPROMI.

O cronograma inclui ainda vivências, palestras, bate papos e oficinas, para que os participantes possam aprofundar as possibilidades técnico-teóricos, destinadas ao conhecimento, reelaboração de conceitos atuais e novas metodologias.

“O público também irá se conectar com práticas envolvendo o corpo negro, sua estética e performances como um segmento da cultura negra em diálogo com as linguagens artísticas da dança e do teatro”, encerra Ujhama. Todo o conteúdo será acessado exclusivamente pelos inscritos na plataforma do eventoMais detalhes podem ser vistos nas redes sociais: @projeto.afrossa.

 

ANOTE 


O quê: Afrossá  Programa de Estudo e Certificação Internacional em Dança Afro-brasileira CID/Unesco

Onde: Plataforma do EFAI – https://www.efai.art.br/afrossa

Quando: 21 de fevereiro à 10 de Abril de 2021

GRATUITO (Vagas limitadas)

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 21/02 – ABERTURA DO AFROSSÁ – com apresentação do Programa

Elis Cristina (Oniru Comunicação) | Carlos Ujhama e Vera Lopes (IABACE) | Renata Campos (EFAI) | Janahina Cavalcante (Coordenadora de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb) e Fabya Reis (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI)

Dia 23/02– VIVÊNCIA com Carlos Ujhama (BA x IT) - Afrossá

Dia 26/02 – VÍDEO E BATE-PAPO com Anderson Rodrigo (BA), Cia. Àttomos

Dia 28/02 – CONVERSAS NA REDE, Dança e Espiritualidade, Egbomi Ana Meire BA)

Dia 02/03 – VIVÊNCIA com Elisío Pitta (BA), Dança Afro Contemporanea

Dia 05/03 – ESPETÁCULO OLUKU, Elisío Pitta (BA)

Dia 07/03 – CONVERSAS NA REDE Conversas na Rede, com Jorge Watusi (BA x AL)

Dia 09/03 – VIVÊNCIA com Paco Gomes (BA) - GriotLab

Dia 12/03 – VÍDEO E BATE-PAPO com Antonio Cozido (BA), vídeo PURE MUTT

Dia 14/03 – CONVERSAS NA REDE, com Jandira Espinheira (BA x IT)

Dia 16/03 – VIVÊNCIA com João Carlos Ramos (RJ) - SAMBA DANÇA

Dia 19/03 – A confirmar!

Dia 21/03 – CONVERSAS NA REDE, com Armando Pekeno (BA x FR)

Dia 23/03 – BATE-PAPO com Francesca Mariano (IT) – VÍDEO ENTRACE

Dia 26/03 – VIVÊNCIA com Rosângela Silvestre (BA x EUA)

Dia 28/03 – CONVERSAS NA REDE, com Ivan Vasconcelos (BA x AL)

Dia 02/03 – VÍDEO Entre Rios e Baís, BATE-PAPO com Vera Lopes (RJ)

Dia 04/03 – CONVERSAS NA REDE, com Isaura Oliveira (BA x EUA)

Dia 10/03 – CONVERSAS NA REDE, finalização do Programa, com a participação dos convidados.