Bahia / Livros

Jovem autora candeiense lança seu primeiro romance "Ah... se não fosse esse verão!"

A obra já está disponível para compra nas versões física e digital e será lançada na próxima sexta-feira (19)

Ruann Araújo

Filha e sobrinha de professoras, Ariane cresceu ao lado da escrita e da leitura.

Mulher negra, periférica e escritora. É assim que a jovem Ariane Sodré se apresenta. Com 19 anos e moradora de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, ela embarcou no sonho de ser autora e está lançando seu primeiro livro, o romance juvenil “Ah… se não fosse esse verão!”.

O lançamento acontecerá em uma live no perfil da autora, no dia 19 de fevereiro.

O livro traz a trama de Ingrid, uma jovem que vive entre as cidades de Candeias e Madre de Deus e enfrenta os típicos dilemas da chegada da vida adulta: o desafio de ingressar em uma faculdade pública, os problemas familiares, o primeiro relacionamento amoroso e, em meio a tudo isso, a surpresa de um novo amor. 

“Ingrid é uma jovem negra que, assim como eu e tantas outras meninas baianas, tem a vida o tempo todo lhe exigindo coragem. Tenho certeza que o leitor, independente da geração, vai se identificar de alguma forma, não só com os personagens, mas com as situações vividas por eles, os desafios e os lugares que são palco para essa história. Trazer representatividade é um dos motivos que mais me orgulha nesse livro”, conta a autora.

A trama de verão se passa nas ruas de Candeias e nas praias de Madre de Deus. Mas as cidades não são apenas palco das aventuras de Ingrid, elas fazem parte de todo o enredo. Enquanto a personagem enfrenta seus desafios, ela descobre a história e apresenta ao leitor aspectos culturais das cidades. 

Com papel e caneta em mãos , Ariane começou a escrever. Foram dias com pulso doendo, escrevendo a mão 150 páginas do seu primeiro romance. Como uma mulher preta e periférica, Ariane sabe da importância da representatividade. Por isso, seu livro traz como protagonista uma jovem negra, que enfrenta típicos desafios da juventude baiana.

O surgimento do Arrocha, a história e a relação de Candeias com o petróleo, a popular festa do “Toma Sopa”, tudo isso está presente na obra e não só ajuda a descrever os locais por onde Ingrid transita, mas faz dessas cidades personagens de destaque na história. E a população de Madre de Deus e Candeias já está na expectativa de se ver e ver sua terra representada nas páginas de “Ah… se não fosse esse verão”!.  

“A forma como as pessoas de Candeias e Madre têm abraçado o livro chega até a me assustar um pouco, porque quando eu comecei a escrever pensava em meus amigos e família lendo, e agora vejo outras pessoas chamando de nossa história, nosso livro, nossa autora. Sinto um acolhimento enorme e percebo que o livro tem estimulado orgulho da cidade, do nosso jeito, das nossas semelhanças. Isso é maravilhoso”, revela Ariane. 

Diante desse acolhimento, a autora já decidiu que ele terá uma continuação. Mas até lá, os leitores podem adquirir a versão física ou digital de “Ah...se não fosse esse verão!” através do site www.ocapitulo.com.