Bahia / Música

Projeto 'Melanina Canta' destina-se às mulheres que cantam Rap

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da  Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia

Foto: Papa Yaw/Pexels.com
A proposta é direcionada a mulheres de baixa renda, cantoras do gênero Rap
A proposta é direcionada a mulheres de baixa renda, cantoras do gênero Rap

O projeto cultural 'Melanina Canta' vai selecionar 20 Rappers mulheres da Bahia para participar de workshops formativos que ajudarão a profissionalizar e promover sua carreira. Dessas vinte, cinco serão selecionadas para gravar uma música, com direito a um lyric vídeo.

O projeto Melanina Canta tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da  Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc  Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério  do Turismo, Governo Federal, através do Prêmio das Artes Jorge Portugal - Música. 

A proposta é direcionada a mulheres de baixa renda, cantoras do gênero Rap,  residentes na Bahia, com vistas a valorização e protagonismo destas nestes espaços,  fomentando a arte de rua e suas manifestações políticas, socioeconômicas, raciais e de  gênero. 

Melanina Canta acontecerá em duas etapas 

Etapa 1 – FORMAÇÃO – Workshop Online - Para mulheres de toda Bahia que possuam  ferramentas de acesso a internet. 
Nesta etapa será oferecido 5 (cinco) workshops tendo 3 (três) horas cada, totalizando  15 (quinze) horas de formação.

O objetivo é proporcionar as artistas  conhecimento/informação para que estas, possam alavancar suas carreiras através das  ferramentas disponibilizadas pelos profissionais que ministrarão os workshops. Temas  tratados: Produção musical, Marketing digital para artistas, Assessoria de imprensa  para artistas, Preparo vocal/expressão corporal e Escrita criativa no rap.

ETAPA 2 – PRODUÇÃO – Produto final digital (execução presencial)  A candidata precisará estar em Salvador em data e horário combinado, o projeto não  cobre custos de translado de candidatas não residente na cidade de Salvador.

Serão selecionadas 5 (cinco) artistas dentre as 20 (vinte) que passaram pela etapa de  formação, estas terão a oportunidade de: Gravação de 1 (uma) música, com  identidade visual do produto contendo: 1 (uma) Capa digital, 1 (um) banner para  redes, 1 (um) ensaio fotográfico com 6 (fotos) para divulgação, 1 (um) lyric vídeo  contendo tradução em libras. 

A finalização desta etapa dar-se-á com uma live show de lançamento das músicas  gravadas que será transmitida através do canal do youtube, onde a artista receberá  uma ajuda de custo de 100,00 (cem reais).

Inscrições

As inscrições acontecerão de 27 a 31 de janeiro de 2021, gratuitamente através do  formulário https://forms.gle/Vui4GirYSkJJssfa6 , também disponível no Instagram @eumelaninaproducoes . 

As inscrições serão avaliadas por uma curadoria (equipe executora do projeto) e  dentre estas, 20 (vinte) serão selecionadas para a formação por meio do Workshop  Online e 5 (cinco) para a etapa de produção.

O resultado final será através de lista com os nomes das aprovadas, divulgado no  Instagram @eumelaninaproducoes. 
Todas as selecionadas também serão comunicadas através do e-mail cadastrado na  inscrição.