Política

Lula afirma que testou positivo para a Covid-19 em Cuba

O ex-presidente estava na Ilha para a gravação de um documentário

Ex-presidente Lula (PT) recebeu diagnóstico positivo para a Covid-19 enquanto estava em Cuba para a gravação de um documentário sobre a América Latina. Além do petista, outros oito membros da sua comitiva, que incluía o escritor Fernando de Morais e sua esposa Janja, também testaram positivo para o novo coronavírus.

Segundo nota oficial, o ex-presidente não precisou de internação, apesar de ter sido diagnosticado em tomografia computadorizada com lesões pulmonares compatíveis com broncopneumonia associada à Covid-19.

Em nota, Lula agradeceu aos profissionais de saúde cubanos pela atenção para com ele e sua equipe e parabenizou a atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) na pandemia. “Eu e toda minha equipe somos agradecidos à dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano que estiveram conosco no cuidado diário. Agradeço ao governo de Cuba e a todos que estiveram conosco, de coração. Jamais esqueceremos a solidariedade cubana e o compromisso com a ciência de seus profissionais. 

O líder petista também enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde brasileiros, reforçando a importância do trabalho deles neste período de pandemia. Ele ainda teceu críticas aop presidente Bolsonaro e ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. "Sentimos na pele a importância de um sistema público de saúde que adota um protocolo unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS. E quero estender as minhas saudações a todos os profissionais de saúde que se esforçam para fazer o mesmo aqui no Brasil, apesar da irresponsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde”.

Lula retornou ao Brasil nesta quarta-feira (20) e afirmou que preferiu só comunicar sobre a doença ao chegar no Brasil para “preservar sua família e dos demais infectados”. Ele diz estar aguardando sua vez para tomar a vacina contra a Covid-19. “Estou preparado pra tomar a vacina, assim que tivermos vacina para todos. Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool gel”, disse.