Brasil / Saúde

Com saúde em colapso, Manaus suspende vacinação anti-Covid

Objetivo é apurar eventuais irregularidades

Foto: Agência Ansa Brasil
Nos últimos dias, familiares de empresários postaram fotos sendo vacinados nas redes sociais
Nos últimos dias, familiares de empresários postaram fotos sendo vacinados nas redes sociais

Com seu sistema de saúde em colapso devido à pandemia do novo coronavírus, Manaus suspendeu temporariamente a vacinação contra a Covid-19 devido a suspeitas de que algumas pessoas teriam furado a fila de grupos prioritários.

Nos últimos dias, familiares de empresários postaram fotos sendo vacinados nas redes sociais, embora essa primeira etapa seja destinada a profissionais da saúde que atuem na linha de frente contra a pandemia.

Duas delas, as médicas recém-formadas Gabrielle Kirk Lins e Isabelle Kirk Lins, foram nomeadas às vésperas do início da campanha de imunização para cargos em uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital amazonense.

A Prefeitura de Manaus nega irregularidades e diz que as duas médicas estavam de plantão, por isso foram vacinadas, mas a Secretaria Municipal de Saúde e o governo do Amazonas decidiram suspender o programa de vacinação para fazer um replanejamento.

Apenas profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuarão sendo imunizados. Como a quantidade de doses da Coronavac disponibilizadas ao estado hoje é insuficiente para vacinar todos os trabalhadores da saúde, a prioridade será para profissionais da linha de frente.

Segundo o Ministério da Saúde, o Amazonas tem 238.980 casos e 6.598 mortes causadas pelo coronavírus Sars-CoV-2, com a segunda maior mortalidade em todo o Brasil (159,2/100 mil habitantes), depois do Rio de Janeiro (163,4/100 mil hab.).

Desde a semana passada, hospitais do estado sofrem com a falta de oxigênio para pacientes de Covid-19 e de outras doenças.