Cidade / Política

ABI condena "fake news" do deputado Hilton Coelho

Deputado muda pergunta e repórter é acusada de racismo

A ABI-Associação Bahiana de Imprensa, defendeu nesta quinta-feira (21 de janeiro) a repórter Andréa Silva, da TV Bahia, e criticou o deputado estadual Hilton Coelho (Psol).

Em reportagem sobre a vacinação contra a Covid-19 a repórter pergunta a um homem negro com o uniforme do Samu: "O senhor é médico socorrista, enfermeiro, qual a sua atuação?", como está registrado em vídeo.

Em redes sociais, o deputado disse que a pergunta da repórter foi: "O senhor é condutor ou enfermeiro?", o que levou a repórter a ser acusada de racismo, em grupos do WhatsApp.

A postura do deputado recebeu uma série de críticas, em comentários no Twitter e no Instagram.

Veja algumas das críticas feitas na conta do deputado Hilton Coelho, no Twitter.

"O fato é que você cometeu um erro, espalhou uma versão da história que nunca existiu e afirmou que a repórter disse coisas que não disse".

"Você está colocando uma discussão muito importante num cenário em que ela não existe. Não é melhor apagar, pedir desculpas e passar a analisar e apurar os fatos antes de compartilhar uma mentira que pode prejudicar alguém?"

"É sério isso? Hilton, você colocou na boca da repórter palavras que ela não disse, expôs ela a uma situação injusta, e tudo que você quer é ter razão a qualquer custo? Seria mais justo pedir desculpas a do que querer fazê-la passar por racista por uma coisa que não existiu!"

"Penso que caberia ao menos desculpas a tod@s, pois a humildade deve vencer o discurso de ódio. Agora não é hora de pensar em política, e sim em dizer a verdade."

"É só pedir desculpa meu caro. É difícil isso? Mandou muito mal com sua fake news."

"Divulgando fake news?? Que vergonha."

"Racismo uma coisa super seria pra ficar fazendo proselitismo em cima disso Assume q errou, pede desculpa e segue. Deixa de ser bocó"

"Que bizarro, Hilton. Saia um pouquinho do personagem, você não precisa passar essa vergonha."

Hilton Coelho editou a postagem inicial e admitiu o erro em relação à frase, mas continou sugerindo que o caso "ainda merece a atenção como possível manifestação" de racismo institucional. "Ainda que mantendo a afirmação da importância da luta contra o racismo institucional e que o caso ainda merece a atenção como possível manifestação do mesmo, queremos aqui reconhecer o ERRO em relação à frase utilizada na primeira postagem. Em momento algum a repórter pergunta se o médico Uenderson Barbosa era condutor. Ela perguntou: “VOCÊ É MÉDICO SOCORRISTA, ENFERMEIRO, QUAL SUA ATUAÇÃO?”

Veja algumas das críticas feitas na conta do deputado Hilton Coelho, no Instagram.

"Acho que o deputado está pesando a voz no caso. Não faltam situações para levantar o debate sobre o racismo estrutura. Esse foi o caso errado, deputado. Seja humilde. Peça desculpa."

"Deputado Hilton é inegável o racismo institucional no meio da sociedade brasileira. Mas você tem muito equívoco na sua postura neste caso. Ela fez o que todo repórter deve fazer que é perguntar qual a função do rapaz."

"Não vi racismo nenhum. Apaga q dá tempo!!"

"O combate ao racismo é louvável, reconhecer o erro também é louvável,mas ainda cabe um pedido de desculpa a repórter que foi injuriada em muitos grupos de wasthaapp por conta da sua postagem."

Veja a íntegra de nota da ABI

"Instituição comprometida com a defesa da democracia e dos direitos humanos, e contra o racismo e toda expressão de preconceitos de qualquer natureza, a Associação Bahiana de Imprensa vem a público se solidarizar com a repórter Andréa Silva, da TV Bahia. A jornalista foi levianamente exposta por uma acusação de racismo, ao entrevistar um médico socorrista na transmissão ao vivo do início da vacinação contra a covid-19. Ao abordar o profissional vestido com o uniforme do SAMU, ela começa a pergunta questionando se o entrevistado é médico.

O deputado estadual Hilton Coelho, reconhecido ativista da luta contra o racismo, precipitou-se ao lançar a acusação de prática racista sem ter o cuidado de rever a entrevista – o que teria evitado a conduta caluniosa e incompatível com o que se espera de um parlamentar com a sua origem e formação política. Sua retratação na forma de um simples comentário, entre os quase cem comentários publicados na postagem acusatória numa rede social é desproporcional ao agravo e insuficiente para estancar as hostilidades a que a jornalista ficou exposta.

Quando um veículo de imprensa erra ao custo de prejuízos para imagem de pessoas e instituições, a regra é clara: retratação proporcional ao agravo. É o que merece a repórter Andréa Silva, com mais de 30 anos de profissão, sem máculas na sua carreira jornalística."

Com a continuação das críticas nas redes sociais, o deputado Hilton Coelho divulgou no Instagram a seguinte nota:

"O mandato da resistência do deputado estadual Hilton Coelho vem a público reconhecer que errou na postagem do dia 19 de janeiro, relacionada à jornalista Andréa Silva. Em momento algum a repórter pergunta se o médico Uenderson Barbosa era condutor. Ela perguntou: “Você é médico socorrista, enfermeiro, qual a sua atuação?” Acabamos atribuindo um termo que a mesma não usou na reportagem, o que para nós é um problema muito grave. Por isso nos desculpamos. Já havíamos retirado o conteúdo equivocado do ar e fizemos uma postagem reconhecendo o erro desde ontem ainda que de forma sintética.

Não é postura do nosso mandato disseminar notícias equivocadas. Nossa equipe estará, de hoje em diante, ainda mais atenta à checagem de informações para que equívocos como esse não voltem a se repetir."