Artes Visuais / Livros / Música

Curta de Casa: exposição celebra as semelhanças entre as pessoas

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Shirley Stolze/Divulgação

Olá, este é o podcast Curta de Casa. Há tanta coisa legal hoje... uma exposição que celebra as semelhanças entre os seres humanos e não as diferenças, um papo com a grande vencedora do Prêmio Jabuti de 2020, a celebração dos 40 anos de carreira de Amadeu Alves.  Melhor começar logo, não é?

***

Um salve para nossos parceiros da Rádio Nova da Língua Portuguesa que é feita por lusófonos de várias origens e latitudes. Acesse www.rnlp.me e ouça nossos lindos e variados sotaques. Cada dia gosto mais!  

***

Uma boa notícia para começar em alta! O Onçafari realizou a primeira reintrodução de onças-pintadas bem-sucedida do mundo.

Francisco Artur chega e conta tudo.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Onçafari (a partir de 1 minuto 5 segundos)

***

E para acabar de me deixar feliz, uma outra ótima notícia: Alexandre Leão voltou a fazer shows na Varanda do Teatro do Sesi no Rio Vermelho.

Na reportagem de Rosana Andrade você fica sabendo mais.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o show de Alexandre Leão (a partir de 5 minutos 19 segundos)

***

No vídeo
Alexandre Leão em Oyá, de Alexandre Leão e Capinan, com participação especial de Moreno Veloso

***
E a gente fala agora de fotografia. Dois museus de Salvador abrigam obras de fotógrafos brasileiros que respondem à seguinte pergunta: “O que nos torna semelhantes?”

Ouça a reportagem de Roberto Aguiar.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a exposição de fotografias (a partir de 7 minutos 33 segundos)

E este foi Roberto Aguiar, nosso parceiro da revista Sobrado, que faz  jornalismo cultural crítico e independente. Adquira um dos pacotes de financiamento no Catarse - www.catarse.me/revistasobrado. 

***

Olha, essa música é linda... Feito Pra Acabar, de Marcelo Jeneci, e tem tudo a ver com a humanidade proposta pela exposição Semelhantes. 

No vídeo
Feito Pra Acabar, de Marcelo Jeneci

***

Eu conheci Cida Pedrosa trabalhando na Flipelô deste ano e confesso que fiquei encantada com ela, com a simpatia dela, com a história de vida dela. Ela que é a  vencedora da principal categoria do Prêmio Jabuti 2020.

Pois é, a pernambucana Cida Pedrosa venceu dois troféus no Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. Concorrendo com o livro de poesias Solo para Vialejo, a danada conquistou as categorias Poesia e Livro do Ano.

Cida fala ao Curta de Casa sobre seu livro.

Clique no Play para (a partir de 14 minutos 41 segundos)

***

Pois é Cida Pedrosa, sou sua fã... e para continuar a fazer uma homenagem a você, a gente ouve outro pernambucano, Zé Manoel, com a também belíssima música “Não Negue Ternura”, com Zé Manoel e Luedji Luna. Com clipe na nossa página no leiamaisba.com.br.

Ouça
“Não Negue Ternura”, com Zé Manoel e Luedji Luna

***

Decretei que hoje é dia de boas notícias mesmo! Então lá vai mais uma: foi inaugurado em Salvador o Casarão da Diversidade bem no centro antigo. Iven Vit conta mais pra gente.

Clique no Play para uvir a reportagem sobre o Casarão da Diversidade (a partir de 17 minutos 5 segundos)

Parabéns e vida longa ao Casarão da Diversidade. 40 anos de música... É o que celebra o queridíssimo Amadeu Alves, que faz aniversário no mesmo dia que eu, 31 de maio.

Gosto demais dele, que é um artista virtuoso, versátil, criativo, brilhante e uma linda pessoa. O show que celebra este momento acontece dia 15, às sete da noite, na plataforma digital @teatrogamboaonline. 

A gente conversou com ele.

Clique no Play para ouvir Amadeu Alves (a partir de 19  minutos 1 segundos)

***

Para encerrar este Curta de Casa e celebrar com Amadeu Alves seus 40 anos de música muito linda, a gente ouve agora Colina da Fonte.

No vídeo
Colina da Fonte - Amadeu Alves

Até breve!