Cinema

Mostra de Cinemas Africanos abre inscrições para imersão gratuita em curadoria e programação em cinema

Inscrições acontecem de 10 a 17 de janeiro e tem como público-alvo estudantes, cineclubistas e profissionais que atuam com cinema.

Foto: Divulgação
Cinema
Fabio Rodrigues Filho

A Mostra de Cinemas Africanos abre inscrições para a “Imersão em perspectivas: livre diálogo sobre curadoria a partir de curadorias” que acontece de forma online e gratuita entre os dias 21 e 30 de janeiro de 2021. Facilitada pelo curador, crítico e pesquisador Fabio Rodrigues Filho, a atividade tem como objetivo incentivar a troca de ideias acerca de processos, práticas e pensamentos em torno da curadoria e programação em cinema.

Estudantes universitários, cineclubistas e trabalhadores da área que tenham afinidade com o tema interessados na ação devem ser nascidos ou residentes na Bahia e se inscrever entre os dias 10 e 17 de janeiro, através do site da Mostra: www.mostradecinemasafricanos.com

Fabio Rodrigues Filho é atuante na crítica, programação, pesquisa e realização de cinema, e acumula vasta experiência na comissão de seleção de festivais, mostras e laboratórios de filmes.

Serão seis encontros, intercalados durante a programação do evento, realizados através de plataforma digital, sempre das 14 às 17h. Os participantes terão acesso a um repertório de imagens, textos, programas e mostras que pretendem discutir processos e procedimentos curatoriais, além de incentivar a reflexão sobre crítica, pesquisa e mediação em cinema.

Essa atividade integra uma série de ações propostas pela Mostra de Cinemas Africanos em parceria com o Cineclube Mário Gusmão (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cachoeira/BA). 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal

Critérios de seleção

Serão disponibilizadas 15 vagas para pessoas nascidas ou residentes na Bahia. A seleção dos participantes levará em conta os seguintes critérios:

Ter afinidade ou atuar em campos distintos do cinema e apresentar interesse em curadoria, crítica e/ou mediação;

Ter vínculo com universidades públicas ou cursos técnicos. Além disso, também serão priorizadas pessoas envolvidas com cineclubes e coletivos de exibição;

Dispor de disponibilidade para participar de ao menos 75% da imersão, que compreende, além dos encontros ao vivo, as atividades previstas de leitura, pesquisa e acompanhamento de filmes.

O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de janeiro no site da Mostra de Cinemas Africanos.

 

Imersão em Perspectivas: livre diálogo sobre curadoria a partir de curadorias

Gratuito e Online

Inscrições gratuitas: de 10 a 17 de de janeiro 2021 no site www.mostradecinemasafricanos.com 

Divulgação dos selecionados: 20 de janeiro 2021 no site da Mostra

Período da imersão: de 21 a 30 de janeiro 2021 (quinta, sábado, segunda, quarta, sexta e sábado), das 14 às 17 horas. 

Público alvo: estudantes de cinema ou áreas afins que tenham interesse em curadoria, crítica e/ou mediação.

Vagas: 15

 

Sobre Fabio Rodrigues Filho 

Fabio Rodrigues Filho atua na crítica, programação, pesquisa e realização em cinema. Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduou-se na mesma área na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É membro dos grupos Áfricas nas Artes (Cahl/UFRB) e Poéticas da Experiência (UFMG). Compôs a comissão de seleção de festivais, mostras e laboratórios de filmes, a exemplo do FestCurtas BH (2019-2020), Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil - FIANB (2020), Diáspora Lab (2018), Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste (2018), etc.

Compôs também a equipe curatorial do IX CachoeiraDoc, festival junto ao qual vem contribuindo ao longo dos últimos anos. Cineclubista, participou do Cineclube Mário Gusmão, Cine Tela Preta, Cinema em Vizinhança, etc. Realizador do filme ensaio “Tudo que é apertado rasga” (2019).  Trabalha ainda como cartazista, realizando pôster para diversos curtas-metragens e mostras de cinema. Contribui com textos para revistas, catálogos, sites e para o blog pessoal Tocar o Cinema.