Música / Palco

Cantora nigeriana abre projeto Enxurrada III na Casa Preta

Projeto tem programação com temas transversais a tradição e a ancestralidade afro-ameríndia

Foto: Rodrigo Veloso/Divulgação
En(cruz)ilhada, um dos espetáculos do Enxurrada III

O show acústico da cantora e compositora nigeriana Okwei Odili e do espetáculo Pindorama, antes de chamar Brasil, a partir dos dias 16 e 17 de janeiro, respectivamente, às 20h e 17h, abrem a terceira edição do projeto de dinamização cultural Enxurrada da Casa Preta, espaço cultural no bairro do Dois de Julho, em Salvador.

Com o objetivo de impulsionar, produzir e difundir a criação pulsante de artistas alternativos e locais, a Enxurrada da Casa Preta III terá uma programação artística multilinguagem (espetáculos de teatro, shows musicais, podcasts), a ser transmitida nos canais virtuais do casarão centenário - Facebook e YouTube. 

Os artistas, iniciativas e coletivos que integram a programação já ocupavam a Casa antes da pandemia do Covid19, muitos deles integraram A Real da Live/fe, projeto conta com dez edições executadas entre agosto e outubro de 2020, todas adequadas aos protocolos sanitários vigentes. Importante considerar que todo esse trabalho tem contado com a ação voluntária dos artistas que contribuem para a gestão do espaço - Vilavox, Aldeia Coletivo Cênico, Ateliê Cenográfico Maurício Pedrosa, Bogum Ambiente Criativo e Macumba Produções.

Para Gordo Neto, coordenador geral do projeto, o “Enxurrada da Casa Preta III” vai permitir um novo ciclo de investimentos artísticos no espaço, considerando a emergência cultural, como também a manutenção das pesquisas artísticas lá realizadas e as parcerias estabelecidas. Palco para o teatro, a música e a poesia identitária, a Casa Preta tornou-se berço de uma pesquisa antropológica, na busca pela valorização da herança indígena e afro-brasileira.

A cantora e compositora nigeriana Okwei Odili apresentará no dia 16 de janeiro, às 20h, o show intimista Noite Acústica, acompanhada da guitarrista Kamile Levek, que traz um repertório autoral e composições já conhecidas pelos admiradores do Reggae, Afrobeat, Soul e Rap. No dia seguinte, 17 de janeiro, às 17h, através da música, poesia, teatro de bonecos e formas animadas, Pindorama expõe a formação da identidade do povo brasileiro com base na matriz cultural dos povos indígenas, utilizando lendas e contos que compõe o imaginário mítico dos povos desta terra.

Pindorama vem de Pindó-rama que significa “terra, lugar ou região das palmeiras”. Para algumas tribos tupis, Pindorama é uma terra encantada. Durante as antigas migrações, formou-se diversas tribos nessa região, até a “Invasão de Pindorama”, também conhecida como “descoberta do Brasil”. “Convidamos a todos a uma reflexão acerca da construção de uma relação harmoniosa entre o ser humano e a natureza. O espetáculo se constitui ainda como uma fonte de registro etnológico e antropológico da cultura de matriz dos povos originários brasileiros”, conta Luiz Guimarães.

Ainda em janeiro de 2021, o ator Leno Sacramento apresenta o espetáculo Encruzilhada, no dia 30, a partir das 20h. Já no dia 31 de janeiro, DJ DMT e o trio Los Perifas farão consecutivamente dois shows festivos que trazem o melhor do musicalidade feminina e da juventude preta soteropolitana, o Hip-Hop dos bailes de discotecagem, da percussão baiana, dos ritmos afro-brasileiros e afro-cubanos, e muito mais. É um resgate da tradução da tradição e ancestralidade afro e ameríndia na musicalidade brasileira.

Durante os quatro meses do Enxurrada da Casa Preta III serão realizados 14 shows/espetáculos transmitidos via live e 8 podcasts com temas diversos - diversidade racial, de gênero e religiosa, produção cultural e gestão de espaços culturais.

Programação – Janeiro a Abril

Janeiro
16 de Janeiro - Okwey Odili
17 de janeiro - Pindorama-Antes de Chamar Brasil
30 de janeiro - Encruzilhada/Leno Sacramento
31 de Janeiro - DJ DMT e Los Perifas

Fevereiro
06 de fevereiro - Pedro Rosa Morais
27 a 27 de fevereiro - Ocupação Slam das Minas

Março
03 de março - PodCast 1 - gestão de espaços culturais alternativos com a participação de outras casas de cultura da cidade
10 de março - PodCast 2 - Debate com intelectuais acerca do racismo estrutural, religioso e ambiental
13 de março - Cabokaji e MC Coscarque
17 de março - PodCast 3 - Debate com intelectuais acerca do racismo estrutural religioso e ambiental
20 de março - Los Pesos
24 de março - PodCast 4 - Produção e Gestão Cultural: como montar um portfólio, realizar assessoria de si mesmo e/ou dividir as funções em trabalhos colaborativos
31 de março - PodCast 5 - Dimensões sensíveis do cotidiano na produção cultural: relações raciais, de gênero e sexualidades

Abril
03 de Abril - DJ Nay Kiesse e Cabôco Experiencia / MC Tipo A
07 de abril - PodCast 6 - Trabalho via apps, o dia na tela: posts, criações de conteúdo e edições de texto, redes sociais
10 de abril - Medeia Negra
14 de abril - PodCast 7 - Articulação: a importância de estar em canais de diálogo, grupos temáticos em redes sociais (o novo associativismo)
24 de abril - Coletivo das Liliths e MC Di Cerqueira
28 de abril - PodCast 8 - O espaço cultural no território: experiências de relações com as comunidades do entorno. Uma programação cultural de qualidade e diversificada, gratuita para o público adulto, jovem e infantil