Artes Visuais

Calendário homenageia Centro Histórico de Salvador

Com fotos do fotógrafo e artista plástico Mário Edson

Foto: Mário Edson
Artes Visuais
Catedral Basílica Primacial São Salvador

Oferecendo ao público uma nova vertente dos pontos mais conhecidos do Centro Histórico de Salvador, acontece no próximo dia 13 de janeiro, quarta-feira, a partir das 16h, no ME Ateliê da Fotografia - Santo Antônio Além do Carmo, o lançamento do Calendário “Centro Histórico - Arte, cultura, memória e gastronomia”.  

Com fotografia e curadoria assinada pelo fotógrafo e artista plástico Mário Edson, o calendário 2021 é composto por 12 imagens do Centro Histórico, remetendo à importância local e extrapolando o enquadramento da visão turística e de senso comum, oferecendo a perspectiva sensorial do autor.

“A escolha do tema buscou contribuir para a visibilidade dos aspectos culturais, arquitetônicos e gastronômicos da cidade. Criar uma memória efetivamente construída a partir dos verdadeiros valores e beleza de um dos mais belos centros históricos do mundo, foi minha inspiração para a construção desse calendário”, revela Mário Edson.

Estimulando a importância da simbologia local, o calendário conta com texto de apresentação assinado pelo historiador e arquiteto Francisco Senna, distribuição gratuita no dia do lançamento e comercialização em espaços comerciais do Centro Histórico.

Seguindo o “Protocolo Setorial” da Prefeitura de Salvador para “Centros Culturais, Museus e Galerias de Arte”, o lançamento do Calendário “Centro Histórico - Arte, cultura, memória e gastronomia” ocupará o espaço da exposição Clarices, que reúne 51 artistas brasileiros e estrangeiros para a exposição; sendo 21 fotógrafos, 23 pintores, ceramistas, escultores e bordadeiras, e 7 artistas cênicos.

Entre os nomes, a chilena Camila Alemany, a italiana Cristina Cenciarelli e os brasileiros Manuel Chagas, Ieda Dias, Will Recarey e o próprio Mário Edson. 

Propondo releituras de livros, contos, citações, filmes e peças produzidas pela escritora, a exposição “Clarices” entrega visões fragmentadas da autora sob o olhar da fotografia, pintura, desenho, escultura, bordado, poesia e música de novos artistas.

O ME Ateliê de Fotografia está localizado na Ladeira do Boqueirão, 6, Santo Antônio Além do Carmo. Aberta para visitações, o Ateliê funciona nas segundas, terças e sábados, das 14h às 16h, com entrada franca.

Sobre o Centro Histórico de Salvador

O conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico, contido na área histórica da cidade, atrai turistas do mundo inteiro. Pela riqueza de suas construções e importância histórica, em 1985 o Centro Histórico de Salvador foi declarado pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo o maior conjunto arquitetônico do período colonial da América Latina.

Lançamento do Calendário “Centro Histórico - Arte, cultura, memória e gastronomia”

Onde: ME Ateliê da Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo—Ladeira do Boqueirão, nº 6
Quando: 13 de janeiro, quarta-feira.
Horário: das 16h às 18h; 
Entrada Franca