Palco

Conheça o resultado do Décimo Festival de Teatro Universitário, FESTU

Que consagrou o esquete "Jornada do herói" como o grande vencedor

A décima edição do Festival de Teatro Universitário - FESTU - consagrou o esquete "Jornada do herói", da Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), como o grande vencedor da Mostra Nacional Competitiva. A cena narra a épica jornada do personagem José, um homem preto e pobre que, após ser demitido, vai ao banco para poder sacar o seu FGTS.

O texto, escrito e protagonizado pelo ator Mateus Amorim e dirigido por Alexandre Gomes, ganhou nas categorias "Melhor esquete", "Melhor ator", "Melhor texto original", "Melhor direção", "Melhor iluminação" e "Melhor cenografia". O grupo universitário da Baixada Fluminense, da escola Fábrica dos Atores, recebeu o prêmio de R?30 mil para montar seu próprio espetáculo em 2021, além de participação na mostra Fringe do Festival de Curitiba. O esquete "Era uma vez o dragão" foi a escolha eleita pelo voto popular e ganhou o prêmio de R?15 mil reais.

De 8 a 10 de dezembro, foi possível acompanhar virtualmente e gratuitamente o melhor da cena universitária e as apresentações de grupos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Esse ano, mais de cem esquetes foram pré-selecionados e os atores Patricia Pillar, José de Abreu, Raphael Logam, Shirley Cruz e Renata Carvalho, entre outros profissionais da área que compuseram o júri artístico da Mostra Nacional Competitiva, tiveram a grata tarefa de escolher os vencedores dentre os 20 esquetes selecionados pela curadoria do festival. Ao todo, o conteúdo do festival alcançou a marca de mais de 50 mil visualizações no YouTube.

"Foi uma jornada de heróis e heroínas em um ano absurdo e triste. As pessoas conseguiram, mesmo confinadas, mostrar suas vozes, as ideias, quem elas são. Eu fiquei muito feliz em proporcionar um palco virtual que ficou disponível para todo mundo!" diz o diretor Felipe Cabral, um dos idealizadores do FESTU.

As apresentações dos finalistas da Mostra Nacional Competitiva podem ser vistas através do site https://www.festu.com.br.
 

Os vencedores

Em uma edição adaptada aos novos tempos, o FESTU reiterou suas principais características: criatividade e diversidade. E isto pode ser visto nas montagens dos premiados que estão logo abaixo:

• Melhor cenografia: Jornada do Herói, UNIRIO-UFRRJ (RJ)

• Melhor figurino: Era uma vez o dragão, Martins Penna (RJ)

• Melhor iluminação: Jornada do Herói, UNIRIO-UFRRJ (RJ)

• Melhor direção de movimento: Tubo, USP-UNICAMP (SP)

• Melhor texto original: Jornada do Herói, UNIRIO- UFRRJ (RJ)

• Melhor direção: Alexandre Gomes, Jornada do Herói, UNIRIO-UFRRJ (RJ)

• Melhor ator: Mateus Amorim, Jornada do Herói, UNIRIO-UFRRJ (RJ)

• Melhor atriz: Fernanda Dias, Memórias do sentido ou Essência da Casa da Vó, UNIRIO (RJ)

• Melhor esquete: Jornada do Herói, UNIRIO- UFRRJ (RJ)

• Melhor esquete, escolha público: Era uma vez o dragão, Martins Penna (RJ)

Mostra de espetáculos

A décima edição do FESTU também disponibilizou gratuitamente a Mostra de Espetáculos. De 6 a 29 de novembro, o público pode acompanhar 14 apresentações que foram realizadas dentro dos cursos universitários dos estados do Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Sobre o FESTU

Considerado o mais importante festival de teatro universitário do Brasil, o FESTU fomenta a arte e revela novos talentos. Criado em 2010 pelo diretor Felipe Cabral e pelo produtor cultural Miguel Colker, tornou-se um ponto de encontro para promoção de pluralidade de ideias e diversidade de pessoas.

Seu júri já teve nomes como os de Lilia Cabral, Miguel Falabella, José Wilker, Marília Pera, Cássia Kiss, Gregório Duvivier, Tonico Pereira, Milton Gonçalves, Zezé Polessa, Wolf Maia, João Falcão, entre outras estrelas.

Ao longo dos anos, recebeu mais de 3.300 inscrições de grupos teatrais de todo o país e 50 mil jovens foram impactados. As apresentações foram assistidas por 150 mil espectadores. O FESTU ainda patrocinou 13 espetáculos e distribuiu 700 mil reais em premiações.

Em 2020, obteve mais de 50 mil visualizações e teve patrocínio da OLX, Modal Mais, Multiterminais e Rede Globo, além de apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Cultura Inglesa e da Delphos. A produção foi feita pela Araucária Agência Cultural.